61% das empresas ainda pretendem contratar em 2012

7 de novembro de 2012

Apenas 4% dos entrevistados disseram que as organizações iriam reduzir a equipe

Uma pesquisa da consultoria Robert Half mostrou que 61% das empresas brasileiras pretendem contratar profissionais no segundo semestre deste ano. O estudo foi realizado com 100 diretores da área de recursos humanos de companhias de médio e grande porte, de diversos segmentos, em junho deste ano.

Apenas 4% dos entrevistados disseram que as organizações iriam reduzir a equipe. Em comparação com estudos similares realizados pela consultoria em outros países na Europa e América do Sul, o Brasil foi o mais otimista no quesito contratação. “Os brasileiros são os mais confiantes, pois as projeções para a economia continuam boas e devem ser melhores para 2013”, afirma o gerente da divisão de RH da Robert Half, Mário Custódio.

A principal justificativa para as contratações, com 36%, foi o crescimento ou expansão do negócio, seguida pelo aumento da carga de trabalho (23%).

A pesquisa também perguntou sobre a escassez de talentos nas empresas. Questionados sobre como lidam com isso, a maior parte dos entrevistados (44%) respondeu que a solução foi criar programas de formação de talentos internos.

Já 37% dos diretores preferiram criar novos programas de trainees em áreas críticas. A terceira respostas mais comum (36%) foi que eles estavam flexibilizando o perfil na hora da contratação.

“A escassez de talentos no mercado é grande, por isso as empresas preferem apostar no sucesso de pessoas que podem não ter tanta experiência, mas cabem no orçamento”, explica Custódio.

A maior preocupação dos entrevistados (32%) em relação às despesas de recurso humanos foi o aumento dos benefícios para atrair e reter funcionários.

Fonte: Folha.com
Imagem: google