“Plus size” está na moda

12 de novembro de 2012

As brasileiras estão aprendendo a valorizar o seu padrão de beleza peculiar, e assumindo suas curvas. De olho neste mercado em rápida expansão, a indústria da moda já desenvolve coleções plus size dentro das tendências de cada estação


As roupas plus size, tamanho GG e EXG, nunca foram tão procuradas pelos brasileiros quanto atualmente, isso porque 48,5% da população está acima do peso.

Porém, estar fora dos padrões de beleza de medidas “perfeitas” impostos pela mídia, não significa que as pessoas devam deixar a aparência de lado, principalmente no caso das mulheres. As brasileiras estão aprendendo a valorizar o seu padrão de beleza peculiar, e assumindo suas curvas.

De olho neste mercado em rápida expansão, a indústria da moda já desenvolve coleções plus size dentro das tendências de cada estação, e muitas lojas já estão se especializando em roupas para este público interessado em consumir as tendências da moda.

Vitória da Conquista já conta com algumas lojas especializadas nos tamanhos plus size. Uma das pioneiras na cidade é Arlene Moraes, proprietária de uma loja de roupas femininas casuais e de festa. Arlene percebeu a necessidade de algumas mulheres de se vestirem com elegância, mas não encontravam roupas bonitas de tamanho grande. “A grande procura foi o que me fez colocar na loja a moda plus size. Era um público que há muito tempo eu gostaria de trabalhar. A mídia propaga que a mulher deve ser magra, e que este é o padrão de beleza, mas a gente percebe que a realidade não é essa. Existe muita mulher bonita que está acima do peso. A roupa que a gente trabalha é voltada para valorizar as mulheres com curvas”, afirma.

A lojista garante que fidelizou clientes de todas as idades e conta que o segredo do bom caimento da roupa plus size é o corte. “A procura por roupas plus size era grande também por mulheres jovens e adolescentes. Hoje, já atendo também a esse público e tenho clientes fiéis à loja. O corte da roupa é o segredo para valorizar o corpo e favorecer as curvas das mulheres que estão acima do peso. A mulher fica bonita mesmo quando tem curvas, que é o padrão de beleza da mulher brasileira”.

Por Analice Vieira – Ascom CDL