Otimismo das MPEs sobe ao maior patamar desde abril

14 de novembro de 2012

Índice ficou em 124 pontos; acima de 100 indica tendência à expansão. 72% dos pequenos negócios esperam faturamento maior até dezembro

O otimismo das micro e pequenas empresas (MPE) no Brasil registrou em outubro 124 pontos, a mais alta pontuação desde que o Índice de Confiança das MPE no Brasil (ICMPE) começou a ser calculado, em abril deste ano, aponta pesquisa divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O índice é medido em uma escala que varia de 0 a 200. Acima de 100, indica tendência à expansão das atividades. Abaixo, aponta para possível retração.

Segundo o estudo, 72% dos pequenos negócios estão prevendo faturamento maior até dezembro e 26% desses negócios planejam contratar mais funcionários até dezembro.

O resultado é apurado pelo Sebrae a partir de uma pesquisa com 5,6 mil pequenos negócios em todo o Brasil, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, que faturam no máximo R$ 3,6 milhões por ano.

Setores
Comércio e serviços são os setores que mais acreditam no cenário econômico brasileiro, com 124 pontos registrados, seguidos pela construção civil (123); e indústria (121), diz o Sebrae.

Porte
Os Microempreendedores Individuais (MEI), que faturam no máximo R$ 60 mil ao ano, apresentam o maior nível de confiança em outubro: 127 pontos, seguidos pelas empresas de pequeno porte (que faturam entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões por ano) com 126 pontos, e pelas microempresas (com receita anual entre R$ 60 mil e R$ 360 mil), com 121 pontos.

Fonte: G1 – PME