Supermercados garantem avanço das vendas no varejo em setembro

14 de novembro de 2012

O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 9,4% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado e ajudou a puxar a alta nas vendas do varejo no mês.

Segundo a técnica de coordenação de serviços e comércios do IBGE, Aleciana Gusmão, o grupo foi o principal responsável pela composição da taxa global do varejo, com 53% de participação.

Aleciana destacou que o aumento da massa salarial e o mercado de trabalho firme ajudam a elevar as vendas de hiper e supermercados.

A especialista destacou, no entanto, que a inflação dos alimentos está mais alta em relação à inflação geral, o que está deixando o consumidor mais cauteloso. A inflação acumulada em 12 meses até setembro pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA) atingiu 5,3% enquanto a inflação dos alimentos acumula alta de 9,5% no mesmo período.

O IBGE informou nesta terça-feira que o volume de vendas no varejo brasileiro cresceu 0,3% em setembro, na comparação com agosto, já descontados os efeitos sazonais.

O segmento de veículos, motos, partes e peças teve o pior desempenho no mês. A queda de 22,6%, ante agosto, foi a maior desde o início da série histórica do indicador, em janeiro de 2003.

Na comparação com setembro do ano passado, as vendas recuaram 9,5%, mas no acumulado do ano e em 12 meses registram aumento de 5,9% e 3,7%, respectivamente.

Uma forte diminuição nas vendas de veículos já era esperada porque houve forte antecipação de compras de automóveis em agosto, quando acreditava-se que teria fim a redução do IPI sobre os carros zero quilômetro, segundo a técnica de coordenação de serviços e comércio do IBGE, Aleciana Gusmão.

No fim de agosto, contudo, o governo decidiu prorrogar o benefício até 31 de dezembro. Em agosto, as vendas de veículos, motos, partes e peças aumentaram 8% ante julho e 26,4% ante o mesmo período do ano passado.

Fonte: Valor Online
Imagem: Google