Sebrae vai monitorar vendas de MPEs para governos estaduais

21 de novembro de 2012

O Sebrae fechou uma parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Estados de Administração (Consad) para identificar oportunidades de negócios entre governos estaduais e micro e pequenas empresas (MPEs).

O anúncio foi feito o [dia 20] pelo presidente do Sebrae, Luiz Barretto, durante a abertura oficial do Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas – Fomenta Nacional, em Belo Horizonte (MG).

Com o levantamento será possível constatar o que o poder público mais compra, quanto gasta e quais as MPEs aptas a suprir essa demanda. A primeira etapa do acordo prevê a realização de pesquisa em cinco estados brasileiros. Segunda a assessoria de imprensa do órgão, ainda não existe definição das regiões que serão monitoradas.

Desde a promulgação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, em 2006, a participação dos pequenos negócios nas compras públicas tem crescido. Em menos de dez anos, o segmento obteve um aumento de 548%.

Em 2002, as vendas para o governo federal foram de R$ 2,9 bilhões. Já em 2011, esse número saltou para mais de R$ 15 bilhões. De acordo com dados do Ministério do Planejamento, juntos, os governos federal, estaduais e municipais representam um mercado de mais de R$ 400 bilhões por ano.

Durante o encontro em Belo Horizonte, que encerra hoje (21), 27 órgãos federais e estaduais estarão reunidos para conhecer os produtos e serviços que micro e pequenas empresas têm para oferecer. O evento tem como objetivo principal ampliar o acesso do segmento às compras governamentais.

Fonte: Folha.com
Imagem:  google