Volume de cheques sem fundos cresce em outubro

22 de novembro de 2012

As vendas no Dia das Crianças aumentaram o volume de cheques sem fundo devolvidos em outubro. Do total dos cheques compensados no mês, 1,94% foi devolvido por falta de fundos, o equivalente a 1,575 milhão de 81,373 milhões de cheques compensados. Os dados fazem parte do Indicador de Cheques Sem Fundos, divulgado nesta quinta-feira (22/11) pela Serasa Experian. O resultado supera o volume registrado em setembro (1,87%) e em outubro de 2011 (1,92%). No acumulado de janeiro a outubro de 2012, o porcentual de devolução de cheques foi de 2,02%, ante 1,92% no mesmo período de 2011.

Apesar da alta, o resultado é o terceiro menor volume do ano, segundo informaram os economistas da Serasa Experian por meio de nota. “Apesar deste aumento, a devolução de cheques por falta de fundos em outubro (1,94%) foi a terceira mais baixa do ano, perdendo apenas para as devoluções de 1,87% e de 1,93% registradas em setembro e janeiro, respectivamente”, informou a empresa, por meio de nota.

Nos dez primeiros meses de 2012, Roraima aparece na liderança dos Estados com o maior porcentual de cheques devolvidos: 11,80%. Na outra ponta, o Estado de São Paulo é o que registra o menor porcentual de devolução de cheques no acumulado de janeiro a outubro: 1,47%. A região Norte tem o maior porcentual de devolução de cheques no período, 4,42%, enquanto a região Sudeste aparece com o menor, 1,59%.

O Indicador de Inadimplência do Consumidor, divulgado na semana passada pela Serasa Experian, já indicava que o consumidor estava com menos condições de pagar suas dívidas. O indicador  cresceu 5% em outubro, o que, segundo os economistas da instituição, indicaria que o consumidor ainda encontra dificuldades em quitar dívidas, apesar do baixo desemprego no país e dos ganhos reais de rendimento.

Fonte: Época Negócios
Foto: SHUTTERSTOCK