3 boas maneiras de usar o 13º salário

27 de novembro de 2012

Segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac), 61% dos consultados vão usar o dinheiro do 13º salário para pagar dívidas, um aumento de 1 ponto porcentual em relação a 2011, quando 60% disseram que usariam os recursos para o mesmo fim. Desse total, 75% vão pagar dívidas com cheque especial e com cartão de crédito.

Pague primeiro as dívidas com juros mais altos
“As dívidas com juros mais altos devem ser a prioridade na hora da negociação. Se for o caso, recomendamos ainda que aquelas pessoas que têm seus nomes inscritos em órgão de proteção ao crédito procurem realizar acordos que liberem seu cadastro para novas compras”, opina Janser Rojo, sócio-diretor da QI Financeiro Consultoria, empresa especializada em educação financeira.

Mas, de acordo com Janser, nada de sair por aí quitando todos os débitos de uma vez.

“Dívidas não são necessariamente ruins. Se elas estão sob controle, sem parcelas em atraso, ótimo, continue assim. Só adiante as parcelas se realmente conseguir um bom desconto por isso. Um planejamento financeiro eficiente não significa viver sem dívidas, mas tê-las sob controle. De que adianta ficar sem dívidas e sem dinheiro, e logo precisar se endividar novamente?”, pondera Rojo.

Poupe para as despesas de começo de ano
Ainda de acordo com a pesquisa da Anefac, somente 12% vão poupar o dinheiro recebido e usá-lo para quitar os gastos de início de ano, como IPVA, IPTU e material escolar. Segundo Rojo, neste quesito, o brasileiro precisa se educar mais.

“Tranquilidade hoje é saber que o amanhã está garantido, portanto é preciso reservar um pouco do 13º para investimentos ou formar sua reserva para eventuais emergências”.

Presenteie
O 13º salário e outras bonificações são um benefício para aquelas pessoas que trabalharam o ano todo, então, além de pagar contas, ele pode e deve ser usado para presentear. “Aproveite para se dar um bom presente. Mas pague à vista, para que este dinheiro extra não vire uma nova dívida. Você pode considerá-lo um prêmio pelo seu bom planejamento durante o ano. Aposto que isso irá motivá-lo para repetir a receita no ano que vem”, incentiva Rojo.

O especialista em finanças pessoais recomenda ainda presentear familiares e outras pessoas importantes.

“Chegou a hora de retribuir àqueles que lhe ajudaram o ano todo. E presenteá-los como forma de agradecimento. Os desafios do próximo ano ficarão muito mais fáceis sabendo que há pessoas com quem se pode contar novamente. Sabendo equilibrar bem, este dinheiro a mais traz muita alegria e energia para começar o ano que vem cheio de motivação para ganhar mais e gastar melhor”, finaliza Rojo.

Fonte: Tribuna da Bahia – Economia
Imagem: SXC/Creative Commons