Rede Social é canal de relacionamento, e não de anúncios publicitários

29 de novembro de 2012

O tema “Social Media” tem sido amplamente discutido no mundo todo. Mais e mais empresas a cada dia estão investindo neste canal social. Algumas já se encontram bem à frente em suas práticas e outras ainda estão na fase das perguntas: “redes sociais dão certo? Devemos investir? como fazer?”. O desejo de fazer parte delas e obter resultado tornou-se um movimento progressivo no mundo empresarial. Ansiedade natural, pois, se este é o lugar onde as pessoas estão em muitas horas do dia, contando o que fazem em seus cotidianos, compartilhando suas opiniões e interesses e imprimindo suas identidades, este parece ser o melhor lugar para estar e anunciar os produtos e serviços da empresa.

É assim que está pensando uma soma considerável delas: renomadas marcas e, agora, as médias e pequenas empresas. Podemos responder que sim: é um dos melhores lugares para encontrar consumidores potenciais e clientes. Mas, não, não é o melhor lugar para anunciar os produtos. Pelo menos não utilizando a  forma tradicional de propaganda. A internet e seus vários canais (redes sociais, blogs, Hot Sites, e-mails marketing), são um lugar para conversação e relacionamento e, consequentemente, onde se pode pôr em prática o marketing que leva o mesmo nome e o qual prioriza as estratégias segmentadas, personalizadas e que visam o respeito e admiração do consumidor, uma relação duradoura e um ganho sustentável nesta.

Anunciar pura e simplesmente nas Redes Sociais, numa via unilateral, transmite aos usuários mensagens unicamente comerciais. Além de não ser admirada neste canal, a marca não encanta, não se relaciona e acaba, desta forma, não conhecendo o comportamento de seus consumidores. A empresa perde tempo e, pior do que isso, compromete a sua imagem. Esta constatação já responde à pergunta inicial “Como fazer?”. As marcas devem fazer exatamente a mesma coisa que se propõem as pessoas neste ambiente: se relacionar.

O marketing digital segue, em tese, os conceitos e ferramentas do marketing em geral, porém, na evolução da atuação na web, desde o início da internet em 1995, conceitos e metodologias próprias foram criadas e a entrada de uma marca na rede requer o conhecimento delas. O Planejamento Estratégico é essencial também no on line, para definir os objetivos a alcançar e o posicionamento a ser transmitido. E trabalhar Conteúdo, Entretenimento e Incentivo são exemplos de requisitos para a presença na rede.

Continue lendo aqui.

Por Kláudia Sabino