Cuidado!!! Isso pode estar ocorrendo em sua Empresa!

5 de dezembro de 2012

Para compreensão deste texto, quando mencionarmos a palavra empresário, podemos também nos referir ao chefe, líder ou superior.

A agressividade do Empresário com os colaboradores pode desencadear um processo psicológico perigoso na mente dos colaboradores que pode se reverter contra si mesmo. Quando um funcionário é ofendido, principalmente perante várias outras pessoas, ele desenvolve um trauma muito grande e passa a ter medo do empresário a ponto de respeitá-lo e fazer o que ele pede. Porém isso é somente a parte externa do problema. O verdadeiro problema está internamente. Está na mente do funcionário. A sensação de humilhação, de ser rebaixado perante seus colegas de trabalho pode despertá-lo para uma vingança. Sim, uma vingança! Porém uma vingança silenciosa onde o empresário pode nem saber que está sendo prejudicado por aquela pessoa. O colaborador poderá, por exemplo, simplesmente não apontar focos de desperdício e ainda se satisfazer muito com isso. E não para por aí, porque quando se trata disso, a criatividade do colaborador para prejudicar o patrão, vai muito além da criatividade que ele tem para exercer seu próprio trabalho. E isso é um talento incrível e muito valioso! Mas um talento voltado contra a empresa. Mas espera aí, se um colaborador tem tanta criatividade e talento assim, porque utilizar contra a empresa ? Essa criatividade pode e deve ser utilizada a favor da empresa. Como?

Tudo começa pela educação depois se processa pela comunicação e se finaliza pela satisfação.

Educação
Essa é a base dos dois pilares do assunto desse artigo. A educação é mais fácil pra alguns ter e mais difícil para outros, porém necessária. A educação a que me refiro é aquela que não aprendemos na escola, mas a que aprendemos com a vida, com nossos pais desde criança, a respeitar o ser humano independente de sua cor, raça, credo, religião, doutrina, opinião política, opção sexual, time de futebol… O respeito é o começo para uma relação saudável e produtiva entre colaboradores e empresários que podem gerar muitos frutos. Caso contrário, o empresário pode estar jogando o adubo da “má educação e agressividade” nas terras férteis de sua empresa para posteriormente colher os frutos amargos da “criação de concorrência interna”. Empresário, não permita que isso ocorra com você! Com relação à concorrência, já basta a do mercado competitivo lá fora!

Comunicação
Sabemos que uma empresa onde a comunicação interna não é bem estruturada ou não é funcional, inevitavelmente terá desperdício de material, mão- de-obra, energia e todos os recursos envolvidos pela empresa que não sabe se comunicar internamente. A falta de comunicação e o desperdício são amigos e sempre estão de mãos dadas.

Não é fácil obter uma comunicação interna eficiente. Muitas vezes é necessário os serviços de consultoria empresarial para o desenvolvimento de processos e técnicas administrativas modernas que funcionem bem e façam com que todos os envolvidos na gestão estejam sempre informados sobre o andamento do serviço ou que sempre esteja visível a todos em tempo real.

Para uma empresa obter uma comunicação interna eficiente, o empresário ou consultor empresarial, deve inspirar-se nos princípios de uma Orquestra.

Uma sinfonia é escrita em uma linguagem que é mundialmente reconhecida. Em todos os continentes, em todos os países, em todas as cidades a partitura é escrita de forma idêntica. Mesmo tendo sua origem Italiana, seus símbolos são reconhecidos mundialmente, tanto em São Roque quanto em Nova York, Tókio, Moscou, Pequim… Em uma orquestra, o maestro dita o andamento, o ritmo, a intensidade das notas e de cada instrumento e assim por diante. Todos os músicos reconhecem cada nota a ser tocada e cada movimento do Maestro. A partitura são as planilhas, as notas são as células da planilha, o maestro o gestor e cabe a cada músico executar o melhor de seu instrumento.

Satisfação
A satisfação depende necessariamente dos dois itens comentados anteriormente: Educação e Comunicação.

A satisfação do empresário ocorre quando ele obtém o resultado esperado para sua empresa e a do colaborador, quando consegue uma vida digna para si e sua família com o salário que ganha e ainda sente que está colaborando com o desenvolvimento da empresa. É muito importante o colaborador ter essa possibilidade de contribuir nos resultados da empresa que trabalha. Existem muitos programas de premiação a funcionários que funcionam muito bem. É só escolher um que seja adequado a sua realidade empresarial. O empresário só consegue extrair o máximo de seus colaboradores quando estes recebem, além do salário, o alimento psicológico que todos temos a grande necessidade: 1º compreensão. 2º sensação de contribuição para um objetivo.

O ser humano tem energias que desconhece, porém quando há motivação para a utilização dessas energias, devemos sempre canalizá-las para o bem estar social a fim de melhorar nossa qualidade de vida. Nunca o contrário. O investimento em educação é a melhor maneira de ir em busca de qualidade de vida para si e para a sociedade.

Por Jean Carlos Vaz*

*Jean Carlos Vaz é formado em Administração de Empresas pela Universidade de Sorocaba e Pós-Graduado em Finanças – MBA – Finanças e Banking – pela Universidade Paulista.
Disponível em:
sindicacau.blogspot.com.br