Pagamento com crédito e débito cresceu 17% em 2011

5 de dezembro de 2012

É o que aponta pesquisa realizada pelo Banco Central

As transações com cartões de crédito e de débito cresceram 16,8% entre 2010 e o ano passado, aponta pesquisa do Banco Central.

A instituição divulgou nesta segunda-feira (3) o Adendo Estatístico – 2011, com dados dos sistemas de pagamento de varejo no Brasil no ano passado.

O crescimento dos cartões influenciou o avanço dos instrumentos de pagamento eletrônico, que aumentaram 14% no período. Ao mesmo tempo, os cheques tiveram queda de 5%, ainda que o valor nominal desses cheques tenha aumentado 9%.

De acordo com o banco, esse movimento aponta para a substituição do cheque pelos meios de pagamento eletrônicos em compras de baixo valor.

O relatório mostra que, em 2011, 63% das transações bancárias foram efetuadas por meio dos canais eletrônicos. O número se manteve praticamente estável em relação a 2010 (62%).

Dentre os meios eletrônicos, o internet banking foi o canal de atendimento mais utilizado pelos consumidores (36%).

Em segundo lugar (26%) ficaram os caixas eletrônicos, ainda que, no período, tenha havido uma ligeira redução do número de terminais disponibilizados pelas agências, informa o relatório.

Em terceiro lugar ficaram os celulares e outros equipamentos similares, com somente 0,6% das operações.

Fonte: Folha de S. Paulo – Mercado
Imagem: Google