Como surgem as grandes ideias?

6 de dezembro de 2012

Uma viagem, um problema com um produto ou um sonho podem servir de inspiração para o começo de um grande sucesso

Uma folha de papel em branco ou o cursor do editor de texto piscando enquanto as ideias demoram a aparecer – quem nunca se viu obrigado a usar a criatividade para solucionar um problema? Mas forçar a mente para encontrar uma ideia brilhante nem sempre pode ser a saída mais produtiva.

Muitas vezes o primeiro estalo para uma inovação pode surgir em uma viagem ou durante um teste de um produto que não deu certo. É claro, para tranformar essa fagulha em sucesso é preciso investir horas de dedicação e trabalho. Afinal de contas, nem as mentes mais brilhantes dispensam a transpiração na hora de transformar criatividade em negócios bem-sucedidos. Veja abaixo três histórias de grandes ideias que começaram “sem querer”:

J. K. Rowling e Harry Potter

Joanne Rowling era uma mãe desempregada quando, em 1990, uma viagem para visitar o namorado mudou sua vida. No trajeto de trem de Manchester a Londres, ela imaginou as primeiras cenas da história de um aprendiz de bruxo. Quando conseguiu voltar para casa, começou o esboço, em um simples bloco de papel, da saga que iria mudar sua vida: assim nasceu Harry Potter.

Hoje, ela é a segunda mulher mais rica do Reino Unido – atrás apenas da rainha Elisabeth II. Durante o processo de criação do primeiro livro, Joanne escreveu a história à mão, sentada à mesa de um café. Até ser publicada, a história passou por uma dúzia de editoras. Todas se recusaram a publicar o livro. Ela não desistiu, e a obra tornou-se um sucesso, arrebanhando fãs por todo o mundo.

Reed Hastings e Netflix

Quem nunca esqueceu o prazo da locadora e acabou arcando com uma multa mais alta do que esperava? Essa foi a história de Reed Hastings. Em 1997, ele teve de pagar US$ 40 pelo atraso na devolução de um DVD em uma loja da Blockbuster. Irritado com o valor, resolveu criar um negócio disposto a solucionar o problema de outros consumidores esquecidos.

Assim nasceu o Netflix. Em 1998, por uma mensalidade de US$ 15,99, a empresa começou a oferecer a seus assinantes a possibilidade de assistir a quantos filmes quisessem, até o limite de três DVDs, sem prazo para devolver as fitas. O serviço conquistou milhões de consumidores nos Estados Unidos. Em 2007, Hastings deu uma nova guinada na sua empresa iniciando a assinatura de filmes pela internet.

Will Keith e John Kellogg e os Sucrilhos

Os primeiros flocos de milho tostados surgiram no ano de 1884, pelas mãos do doutor John Harvey Kellogg, médico chefe de uma clínica de saúde na cidade de Battle Creek, nos Estados Unidos. Ele preparava cereais na própria clínica porque queria oferecer uma alimentação mais saudável e balanceada para os seus pacientes.

Num dia, quando cozinhava trigo para produzir granola, deixou a massa tostar por acidente. Apesar do erro na receita, decidiu continuar. Para a sua surpresa, ao afinar a massa com rolos, ela se desfez em flocos. Surgia aí o princípio para a produção de cereais que levaria à criação dos flocos de milho.

Com a adição de açúcar, a novidade caiu no gosto dos pacientes, da vizinhança, da cidade, e continou se popularizando cada vez mais. Em 1906, Will Keith Kellogg, irmão do doutor John, construiu uma fábrica para produzir o cereal, batizado como Toasted Corn Flakes.

Fonte: http://revistapegn.globo.com
Imagem:  sucesso.powerminas.com