Aumento do salário mínimo no Brasil é exemplo para países desenvolvidos

7 de dezembro de 2012

É o que mostra relatório global que mede o impacto da crise nos ganhos dos trabalhadores

O aumento do salário mínimo brasileiro nos últimos anos é exemplo para países de primeiro mundo, de acordo com levantamento que analisou o impacto da crise financeira internacional nos rendimentos de trabalhadores em todo o mundo. O documento foi divulgado pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) nesta sexta-feira (7).

O relatório Global Wage aponta o Brasil como o país em que o salário mínimo permaneceu em alta, com reajuste real aos trabalhadores, ou seja, acima da inflação, mesmo em tempos de crise.

Atualmente, a renda mensal mínima para empregados formais no País é de R$ 622, mas passará para R$ 674,95 a partir de 1º de janeiro.

Apesar de o teto mínimo de remuneração aos trabalhadores brasileiros não ter tido grandes evoluções por cerca de 20 anos, a partir de 2005, o quadro foi revertido.

A recuperação foi motivada, especialmente, pelo sucesso da estratégia do governo de estimular o consumo doméstico.

A nova fórmula de cálculo do mínimo brasileiro, que considera a inflação mais o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto ou a soma de tudo que o Brasil produz), teve impacto direto na evolução do salário dos trabalhadores, afirmam os especialistas.

Na Grécia, por exemplo, um dos países de primeiro mundo mais afetados pela crise, o salário mínimo foi reduzido em drásticos 22% de seu valor prévio. Isso foi parte das condições estabelecidas pelos credores oficiais para liberar fundos de resgate. Por fim, o relatório elogia o Brasil:

—  Por outro lado, muitas economias emergentes e em desenvolvimento utilizaram o salário mínimo como um meio de proteger os mais vulneráveis. O Brasil, por exemplo, aumentou consideravelmente seu salário mínimo. Começou em 2005 e continuou a fazê-lo ainda durante os piores meses da crise.

Fonte: R7 – Economia
Imagem: Google