Para lidar com o stress, é importante admiti-lo e identificar as fontes do seu desenvolvimento. Algumas características típicas levam ao stress: medo de perder o emprego, alta competitividade do mercado, falta de tempo para ficar com a família ou para praticar atividades de lazer, excesso de horas de trabalho e de informações, vários chefes e, ainda, conviver com pessoas difíceis e temperamentais.
As pessoas sofrem de stress não somente por esses fatores, mas, também, em função de não fazerem o que gostam. Portanto, para lidar com o stress é importante que a função tenha identificação com o perfil pessoal do profissional.
O segundo passo é identificar quais efeitos o stress tem sobre o nosso comportamento, como: intranqüilidade, excesso de preocupação, descuido com a aparência e com nosso aprendizado, baixa auto-estima, problemas de saúde, angústia e dificuldades de relacionamentos profissional e pessoal. É muito importante identificar esses distúrbios, pois com essa conscientização será possível atacar os motivos do stress.
O terceiro passo para lidar com o stress é “categorizar” as suas razões. Por exemplo, definir que tipo de controle temos sobre os motivos do estresse: Não tenho controle, Tenho mais ou menos, Tenho controle total.
A partir desse raciocínio, o ideal é atacar o problema para superá-lo. O início deve ser feito pela categoria identificada como Tenho controle total, pois essas são as causas que mais rápida e facilmente poderemos consertar. Feito isso, pode-se atacar as categorias “Mais ou menos” e, em seguida, tentar conviver conscientemente com a “Não tenho nenhum controle”.
Para isso, o ideal é fazer uma lista das situações que não podem ser alteradas e das que podem ser modificadas. Trabalhe cada ponto individualmente a cada dia. Com a identificação do problema é mais fácil descobrir a solução.
Assim, poderemos construir o ponto ótimo de trabalho, sem fatores estressantes. Veja se você está no caminho certo:
1. Acordar para trabalhar não é um sacrifício e, sim, um prazer.
2. O trabalho é um exercício motivador.
3. Seus colegas se transformam em uma fonte interessante de conhecimentos.
4. Há entusiasmo constante para melhorar e se aperfeiçoar.
Por fim, é importante ressaltar que o stress é um problema da vida moderna e estaremos sujeitos a enfrentá-lo a todo momento.
Por Víctor Martínez*
Imagem: lifehacker.com
* Víctor Martínez é presidente da Thomas International, multinacional inglesa especializada em recursos humanos.