Pedidos de falência caem no país em novembro

10 de dezembro de 2012

Foram 136 solicitações, sendo 78 feitas por micro e pequenas empresas.
Total é menor que as 152 de outubro e as 164 de novembro de 2011

Caiu o número de pedidos de falência em todo o país em novembro, aponta nesta segunda-feira (10) a Serasa Experian.

Ao todo, foram registradas 136 solicitações no mês passado, sendo 78 feitas por micro e pequenas empresas, 36 por médias e 22 por grandes.

O total do mês passado é menor que os 152 requerimentos observados em outubro e que os 164 em novembro do ano passado.

As falências decretadas também caíram, de 76 em outubro para 57 em novembro. A Serasa destaca, contudo, que o dado não representa o momento econômico, pois os decretos dependem de trâmite judicial.

No acumulado do ano, de janeiro a novembro de 2012, quando comparado com igual período de 2011, as falências requeridas, decretadas e as recuperações judiciais requeridas cresceram, em especial as últimas, diz a Serasa. A razão é o baixo crescimento econômico, os impactos da crise europeia, o aumento da inadimplência dos consumidores e das empresas e a falta de investimentos.

“Com a proximidade do Natal, as empresas voltadas a bens de consumo estão produzindo mais e ampliando receitas. Com maior liquidez, o momento é favorável ao resgate de protestos e a baixa dos pedidos de falência. Por sua vez, a recuperação judicial requerida cresce em decorrência da lenta e ainda não generalizada recuperação da atividade econômica. Há setores com dificuldades, a exemplo dos exportadores e outros cujas vendas não são influenciadas pelo Natal”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.

Fonte: G1 – Economia
Imagem: Google