MPEs criam 78 mil empregos em outubro

11 de dezembro de 2012

As micro e pequenas empresas brasileiras foram as responsáveis pela criação de 78.655 vagas de trabalho com carteira assinada em outubro deste ano. Os dados constam na análise do Sebrae, baseada no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Como os médios e grandes empreendimentos demitiram 11.655 empregados, o saldo líquido do mês, em todos os portes, resultou em 66,9 mil novos postos de trabalho.

Os segmentos que mais empregaram com carteira assinada entre os pequenos negócios foram o de comércio, com 60,6% das ocupações, seguido pelos serviços, que responderam por 53% das vagas. A indústria de transformação e a construção civil também se destacaram na geração de empregos, com 20% e 7,5% dos novos postos, respectivamente.

Os dados do Caged mostram que as microempresas que empregam até quatro trabalhadores sustentaram a geração de empregos no mês. Nos negócios desse porte, o destaque também foi percebido nos setores de serviços (56,6%), seguido pelo comércio (55,3%), indústria de transformação (20,7%) e construção civil (18,8%).

De janeiro ao décimo mês deste ano, a participação média dos empreendimentos de micro e pequeno porte na geração de empregos com carteira assinada no país foi de 79,2%. Para analisar os dados do Caged, o Sebrae considera como micro e pequena empresa os negócios com até 99 empregados de todos os setores.

Fonte: Folha.com
Imagem: Google