As 7 piores gafes que você pode cometer na festa do escritório

18 de dezembro de 2012

Se você foi convidado para comemorar o fim do ano com os seus colegas de trabalho, melhor ficar atento aos seus comportamentos. Conheça a lista das 7 piores gafes que você pode cometer e como ficar longe delas

A festa da empresa é uma grande oportunidade profissional. Nela você pode estreitar as suas relações com os seus colegas de trabalho e manter conversas mais próximas e informais com os seus superiores. Entretanto, também é o momento em que muitos funcionários “perdem a linha” e acabam cometendo uma gafe atrás da outra. Saiba quais são as principais falhas que você pode cometer na confraternização do escritório e como ficar longe delas.

1. Beber demais

Esse comportamento é inapropriado especialmente pelas ações que a sua bebedeira pode gerar. A festa do escritório não é o lugar mais indicado para perder o controle sobre o que você faz e diz. Ficando bêbado você vai causar um constrangimento desnecessário aos seus colegas de trabalho e superiores. Além disso, lembre-se de que os seus chefes estarão lá, essa não é a imagem que você quer passar a eles.

2. Se vestir de maneira sugestiva

Embora uma festa peça roupas diferentes das que você usa diariamente, mantenha em mente que ainda é um compromisso profissional e, portanto, você não deve exagerar no vestuário. As pessoas julgam você por aquilo que veem, portanto, mesmo que você seja um profissional exemplar, dificilmente irá superar os comentários e impressões que causou, de maneira equivocada, por ter escolhido mal suas roupas para a festa.

3. Deixar de ir à festa sem um bom motivo

A confraternização não é obrigatória, mas deixar de ir vai fazer com que você pareça antissocial. Fazer um esforço e passar alguns momentos informais com os seus colegas de trabalho pode fazer bem para a equipe e, em consequência, para a empresa. Se, de toda maneira, você estiver decidido a não aparecer, dê um bom motivo para isso, como um compromisso familiar ou pessoal marcado para a mesma data.

4. Flertar com os colegas de trabalho

Talvez você já esteja muito interessado em alguém do seu escritório e veja a festa de confraternização como uma oportunidade para se aproximar, mas em geral essa não é uma boa ideia. Flertar com os colegas de trabalho justamente na festa da empresa vai dar a chance para que outros comentem. E se você está fazendo isso sem nenhuma intenção concreta, vai sofrer ao ter de encontrar a pessoa no próximo dia de trabalho.

5. Levar convidados inesperados

Antes de convidar as pessoas para acompanharem você na festa – não importa se é o seu parceiro, seus filhos ou um simples amigo –, certifique-se de que isso é permitido pela empresa. Levar “não convidados” vai distraí-lo do objetivo principal da festa, que é fortalecer as suas relações com os colegas de trabalho. E lembre-se de que talvez a empresa tenha programado um número exato de convidados para a festa.

6. Esquecer que ainda é um compromisso profissional

A festa da empresa não é o melhor momento para comentar as suas impressões a respeito dos colegas de trabalho. Nem pense em falar sobre os funcionários de outro setor ou, pior ainda, sobre o seu chefe e os demais gestores da empresa. Embora seja uma festa e embora esteja acontecendo longe do escritório, a confraternização ainda é um evento profissional, com pessoas que você precisará ver no dia seguinte ou depois das férias.

7. Ser o último a deixar a festa

Não importa qual divertida seja a festa, ser o último a deixá-la não é uma boa ideia. Talvez as festividades tenham hora para acabar e sua empresa precise devolver a locação. Além disso, quanto mais tempo passa na festa, mais chances você tem de exagerar na bebida e se tornar desagradável. Passe algumas horas, converse com os seus colegas de trabalho e chefes e despeça-se.

Fonte: noticias.universia.com.br