De acordo com pesquisadores do Instituto Mas Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, os cérebros de músicos se coordenam perfeitamente
Quando dois guitarristas tocam juntos, seus cérebros se coordenam perfeitamente. Como resultado desta perfeita sincronização, obtém-se bonitas peças musicais. Foi isso o que descobriu uma equipe de especialistas do Instituto Max Planck de Desenvolvimento Humano, em Berlim, na Alemanha.
O instituto alemão decidiu analisar os cérebros de músicos enquanto tocam em duetos. Os resultados revelam muitas similaridades no espectro de ondas elétricas que se produz na cabeça destes artistas quando tocam. Estas semelhanças se mantêm, inclusive, quando os artistas interpretam vozes distintas na canção.
Esta atividade sincronizada sugere uma base nervosa direta para a coordenação interpessoal. Os dados mostram que a sincronização entre indivíduos se produz em regiões do cérebro associadas com a cognição social e a produção musical.
Estas redes poderiam se formar também em outro tipo de atividades coordenadas, segundo os pesquisadores. Eles acreditam que as ondas cerebrais sincronizadas entre pessoas também podem ser produzidas ao praticar esportes em equipe.
Fonte: Universia Brasil