6 dicas para melhorar o desempenho da equipe, segundo a FNQ

26 de dezembro de 2012

De acordo com a Fundação Nacional de Qualidade, companhias que visam o desenvolvimento humano conseguem melhores resultados

Segundo a FNQ, oganizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho

São Paulo – Como exigir mais dos funcionários e ao mesmo tempo motivá-los? Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a fórmula é simples: basta investir cada vez mais no desenvolvimento de cada um deles. Isso porque as organizações que possuem práticas que visam o desenvolvimento humano conseguem aumento da motivação da força de trabalho e, consequentemente, melhores resultados.

Para Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ, a valorização dos colaborares é uma importante fórmula para assegurar a excelência e a qualidade na gestãode uma organização “Hoje, é fundamental estabelecer relações com colaboradores e criar condições para que elas realizem o trabalho de forma humana, aumentando a sua produtividade e o seu comprometimento com as atividades que realizam”, afirmou Martins.

Veja, a seguir, seis dicas importantes para melhorar a gestão desenvolvidas pela FNQ:

Defina a função de cada colaborador

Aponte claramente as funções e responsabilidades dos colaboradores, pontuando a participação de cada um e promovendo a sinergia do trabalho em equipe.  Procure estabelecer e implantar um plano de cargos e salários e um programa de metas para o colaborador, com base no plano estratégico da organização e nas competências de cada pessoa. Assim é possível definir qual a participação de cada um nas estratégias gerais da empresa.

Capacitação e desenvolvimento

Investir nas habilidades e conhecimentos dos colaboradores e entender as suas competências auxilia no desenvolvimento de suas atividades diárias, como forma de garantir a eficiência e o bom trabalho em equipe. Promova programas de capacitação com base em um plano de carreiras e nas metas estipuladas pela organização. Incentive a busca pela constante capacitação e reciclagem do colaborador.

A contratação de novos colaboradores tem o objetivo de compor o quadro de funcionários com profissionais qualificados para o desempenho de funções que estão em aberto.  Fique a vontade em considerar as oportunidades para desenvolvimento de membros da equipe atual, promovendo então, a inserção de novas pessoas para o exercício das funções. Mas se for preciso contratar, tente levar em conta as necessidades para o cargo e para a maioria das funções previamente definidas.

Bem-estar e qualidade de vida

Procure identificar, por meio de uma pesquisa de clima organizacional, os fatores que afetam o bem-estar, a motivação e a satisfação dos colaboradores. O completo entendimento do seu quadro de colaboradores é fundamental para que sejam desenvolvidos programas com foco na qualidade de vida e cidadania que estejam de acordo com as necessidades do colaborador e com as estratégias da empresa. As atividades, posteriormente desenvolvidas, auxiliam no aumento da produtividade, criando forças para busca por resultados.

Abra canais de comunicação

Comunicar-se com clareza é o que garante ao grupo total assimilação dos valores e princípios da organização. Sendo assim, é importante ouvir o que cada um tem a dizer. Procure estabelecer uma relação de confiança entre a liderança e o grupo e implante canais de comunicação entre a empresa e organização, sempre com base em relações de confiança e ética. A comunicação interna das estratégias, metas e seus indicadores e planos de ação é vital para o engajamento das pessoas na causa comum.

Remuneração, reconhecimentos e incentivos

Utilizar práticas de remuneração, reconhecimento e incentivos  são importantes aumentar a motivação dos colaboradores. Os ajustes salariais alinhados ao plano de carreira de carreira servem como prova do reconhecimento dos funcionários, estimulando-os a apresentar contribuições significativas para a organização permanentemente.

Por , de