Táticas para (quase) desligar do trabalho e descansar

28 de dezembro de 2012

Empreendedores contam como deixam a empresa pronta para sua ausência – e que software usam para administrar a distância

Empreendedor consegue descansar no recesso de fim de ano? Julgando pelos espaços em branco na agenda, parece que sim. Só que a mente fica conectada à empresa, especialmente quando o smartphone, o tablet ou o notebook estão à mão.

“Descansar gera energia para um novo ciclo de trabalho. Mas, com tantos recursos de telecomunicação, é difícil alcançar esse desprendimento”, afirma Ricardo Luz, 61 anos, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UniCarioca.

O que mais ameaça a paz de espírito de quem comanda uma empresa é a insegurança quanto ao que está acontecendo em sua ausência. “É impensável algo atrasar ou ficar bloqueado porque a equipe não consegue se comunicar comigo”, afirma Cândido Mesquita, 37 anos, fundador da House Shine, que usa o smartphone para acompanhar relatórios de atividade e ler e-mails.

Para que isso não aconteça, o ideal é se planejar antes de fazer as malas. Isso significa adiantar a maioria de decisões que devem ser tomadas nesse período e identificar problemas latentes que podem estourar durante a ausência do chefe. “Aproveito para tirar férias na mesma época do recesso coletivo da indústria. Assim, só o varejo, o SAC e a franqueadora ficam ativos. Com uma operação menor, fico mais sossegada para me afastar do dia a dia da empresa”, diz Silvana Abramovay Marmonti, 47 anos, sócia-diretora da Amor aos Pedaços.

Também é essencial conversar com a equipe e delegar bem algumas funções, esclarecendo o que não deve ser feito sem o aval do chefe. E avaliar se o descanso vai atrapalhar a realização de metas importantes do ano.

“Férias são férias. O ideal é delegar tarefas, pois isso ajuda no desenvolvimento dos gerentes”, afirma Jorge Martins, gerente da divisão de vendas e marketing da consultoria Robert Half. Seu conselho para quem não consegue se desligar é reservar um horário predeterminado para resolver urgências. E deixar claro para a equipe que tipo de assunto é urgente, de acordo com o planejamento traçado.

Com tudo isso acertado, a tecnologia passa a ser aliada – e não vilã – da gestão a distância. Confira as dicas de empreendedores e algumas soluções de softwares e serviços para facilitar o comando remoto e curtir mais tempo livre neste recesso.

DICAS DE EMPREENDEDORES
Para não trabalhar demais nas férias

“Consigo tirar férias porque tenho líderes em cada unidade. Eles têm participação nos resultados financeiros, então assumem comportamento de donos. Uso o Teamviewer no notebook para obter informações armazenadas nos computadores do administrativo das dez filiais. Se quiser assistir a uma aula, uso o smartphone para ver imagens das câmeras de monitoramento.”
Vinicius Almeida, 34 anos, presidente da Evolute Cursos Profissionalizantes
Plano para o recesso: descansar com a família em Copacabana, no Rio de Janeiro

“Nosso sistema de gestão online envia variações significativas nos indicadores dos principais resultados. Também tenho acesso remoto, com som e imagens, de todos os ambientes da empresa. Antes dessas ferramentas, a cabeça não desligava totalmente.”
Fernando Massi, 39 anos, fundador e diretor de expansão da Ortodontic Center
Plano para o recesso: passar férias no litoral catarinense

“Para ter tranquilidade, não há tecnologia melhor do que uma boa equipe. Deixo uma agenda enxuta e um gerente acompanha os principais procedimentos. É muito importante ficar de olho no calendário do cliente. Costumo chamá-lo para um café antes para avisar que estarei fora e aproveito para saber se ele precisa de algo de mim e se podemos adiantar isso para que tudo esteja resolvido até minha saída.”
Flavio Roberto de Souza, 37 anos, sócio-fundador da Amifer Comércio Siderúrgico
Plano para o recesso: viagem de férias com a família para Maceió (AL) em janeiro

“Todos os nossos sistemas são acessados via web. Evito tirar férias em épocas de muitas inaugurações ou treinamentos, sempre procuro encaixar minha agenda de acordo com a da empresa”
David Pinto, 27 anos, fundador da Doutor Resolve e do Instituto da Construção
Plano para o recesso: passar cinco dias em Miami

“Uso dois aplicativos: um se comunica com o sistema da minha loja virtual, e o outro, do banco, para fazer toda a liberação de pagamentos. Minhas férias acontecem em curtos períodos, de uma semana, normalmente aproveitando feriados prolongados”
Thiago Kuin, 30 anos, fundador da Loja do Profissional.com
Plano para o recesso: passar alguns dias no interior ou no litoral de São Paulo

SOLUÇÕES DE GESTÃO À DISTÂNCIA
Confira software e serviços indicados por especialistas

MyERP (www.myerp.com)
Trabalho na nuvem com ferramentas de CRM, gerenciamento de projetos e contabilidade; grátis para um usuário

Smartsheet (www.smartsheet.com)
Planilha online para distribuir tarefas e acompanhar seu andamento; grátis por 30 dias (a partir de US$ 16 para um usuário)

Número Mágico (www.numeromagico.com.br)
Serviço que redireciona chamadas que chegam aos telefones fixos e celulares da empresa para uma central com secretárias que anotam as demandas; a partir de R$ 250 mensais

ZOHO (www.zoho.com)
Tem soluções de CRM, gerenciamento de projetos, conferência, relatórios, recrutamento e Office; grátis para até três contas

Wave (www.waveapps.com)
Ferramentas para fazer gerenciamento financeiro, tanto da empresa como pessoal; grátis para empresas com até nove funcionários

Fontes: Anderson Santos, coordenador do curso de Rede de Computadores da UniCarioca, Paulo Hartmann, CEO da MapMkt e Prestus

Por Bruna Martins Fontes