Quase 2 milhões de trabalhadores que têm abono salarial ainda não retiraram o benefício

3 de janeiro de 2013

Há 15 anos, Edilson trabalha em uma indústria, mas nunca sacou o abono salarial, um benefício anual a que ele e mais de 20 milhões e meio de trabalhadores tem direito. “Nunca retirei, talvez por falta de informações, né?”, diz Edilson.

O valor do abono é de um salário-mínimo. Os trabalhadores que têm direito ao benefício são os que receberam até dois salários-mínimos, em média, por mês. Com cadastro no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos. E que trabalharam, no mínimo, 30 dias com carteira assinada em 2011, que é o ano base para pagamento.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, quase dois milhões de trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial a que tem direito. O prazo para retirar esse dinheiro acaba no dia 28 de junho.

Mas Bernardo Lopes não pretende esperar tanto tempo. Ele vai correr atrás do dinheiro, que virá em boa hora. “O salário-mínimo é bom, né? Dá para comprar umas coisinhas que a gente precisa”, conta o trabalhador.

Os trabalhadores inscritos no Pasep podem fazer o saque no Banco do Brasil. Quem tem PIS pode ir às agências da Caixa Econômica ou às lotéricas credenciadas. Em 2013, a Caixa vai enviar cartas aos trabalhadores que ainda não sacaram o abono.

“Esses trabalhadores que durante o mês de janeiro e fevereiro receberem essa carta, eles terão direito a recebimento de um valor do abono salarial para vir até a data de 28 de junho de 2013 para receber esse benefício”, explica gerente de Benefícios Sociais da Caixa Econômica, Ricardo Endo.

Edilson agora já sabe o que fazer: “Com certeza vou retirar. Se for direito meu, eu pretendo retirar”.

Fonte: G1 – Jornal Nacional
Imagem: Google