Aproveite a sexta-feira curta

4 de janeiro de 2013

Por Renata Marucci

É verão, tempo de aproveitar. Mas você sai do trabalho na sexta-feira, já é tarde, o cansaço é grande e não há coragem para encarar uma diversão. Apesar dos sonhos com o final de semana na praia, você desiste de aproveitar só em pensar no trânsito ou no tumulto que vai ter que encarar.

Pensando nesse tormento, algumas empresas adotaram o meio expediente às sextas-feiras durante a época mais quente do ano. Chamada de sexta-feira curta ou happy friday, consiste em permitir que os funcionários trabalhem apenas meio período às sextas-feiras.

O benefício parece ter sido aprovado. Há sete anos, o McDonald’s concede o benefício aos profissionais das sete diretorias regionais da rede. A sexta-feira curta se inicia na primeira semana de dezembro e termina na semana anterior ao Carnaval. Na Coca-Cola, que adotou o programa pela primeira vez este ano, a sexta acontece de forma um pouco diferente. Os funcionários são dispensados às 13h em duas sextas-feiras dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Além disso, a empresa fecha durante toda a semana do Carnaval.

São exemplos de atitudes simples que refletem positivamente, em forma de satisfação e produtividade. “Trata-se de uma colaboração da empresa para que o funcionário possa descansar ou, se desejar, aprimorar-se profissionalmente ao participar de cursos, seminários ou viagens”, explica Alcides Terra, diretor de Recursos Humanos do McDonald’s.

“As empresas aderem cada vez mais a programas que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas, pois descobriram que com isso o funcionário fica satisfeito, menos estressado e produz mais”, diz Dra. Mônica Vieira, gerente de Serviços de Saúde da Divisão Brasil da Coca-Cola e responsável pelo programa da sexta curta.

O conceito de sexta-feira com expediente reduzido já vinha sendo utilizado pelo McDonald’s nos Estados Unidos, porém com a diferença de que lá os funcionários trabalham uma hora a mais por dia de segunda a quinta-feira para compensar o horário reduzido do último dia da semana.

No McDonald’s, o programa não é estendido a todos os funcionários para evitar que os clientes fiquem sem comer o hambúrguer do Ronald às sextas-feiras, mas todos as regionais administrativas adotaram o hábito. Na Coca-Cola, o benefício é estendido a todos os profissionais, que contam também com um amplo programa de qualidade de vida.

A Happy Friday é viável porque os meses de janeiro e fevereiro são mais previsíveis em relação à demanda e a novos negócios e as atividades só começam a ganhar ritmo mais forte a partir de março. Além disso, o número de funcionários que trabalham durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro é menor devido à época de férias.

Os funcionários gostaram e as empresas aprovaram. Agora é torcer para que mais empresas façam uso dessa idéia e assim, quem sabe no próximo verão, você também possa desfrutar de uma sexta-feira de trabalho mais curta e feliz!

Fonte: http://carreiras.empregos.com.br
Imagem: R7