5 aspectos para refletir e planejar para o ano novo

7 de janeiro de 2013

O final do ano é o melhor momento para os pequenos negócios varejistas, porém não basta ficar olhando apenas para o excelente desempenho do período, pois é momento para pensar no ano que chega.

Caso não tenha elaborado um planejamento detalhado para o ano seguinte reflita sobre alguns pontos fundamentais para sua empresa:

• Objetivos – Estabeleça em conjunto com os membros de sua empresa claramente quais serão os objetivos e de que forma irá atingi-los. Objetivos devem ter informações quantitativas e qualitativas a serem alcançados em um determinado prazo. Um fator importante é que elas devem ser compartilhadas com todos os membros de sua empresa.
  • Custos – A partir dos objetivos estabelecidos deve-se refletir se os custos da empresa estão adequados. Caso os custos estejam mais altos que sua previsão existirá a necessidade de corte de gastos, por outro lado, se os custos estiverem abaixo do previsto existe a necessidade de investimento. É um bom momento de reflexão dos motivos de todos os gastos e investimentos da empresa.
  • Fornecedores – Avalie se os fornecedores serão capazes de atender as demandas de seus clientes e assim atingir os objetivos propostos. Mudar de fornecedor pode ser uma atitude radical e que pode impactar na perda de clientes. Uma excelente alternativa é garimpar o portfólio de seus fornecedores e encontrar produtos diferenciados e oportunidades de negócio.
  • Equipe – Um dos alicerces de uma empresa é o seu time. Reflita se o perfil de seu time é adequado aos seus objetivos e quais ajustes devem ser feitos. Invista em seu time, pois é um dos patrimônios de sua empresa. Uma atitude muito eficiente é preparar uma série de treinamentos para qualificação.
  • Atendimento – Não basta ter o produto certo, o preço adequado e a promoção correta no ponto de venda se o atendimento não é qualificado. Na verdade, ele poderá destruir todo o trabalho. Pense em todos os canais de comunicação com seu cliente e estabeleça de que forma será realizado este atendimento. Não permita que exista conflito de informações, pois eles irão gerar perdas expressivas.

Este ano pode ter sido excelente, mas é importante refletir sobre estes pontos e a cada dia melhorar seu negócio.