Juros caem, mas tarifas bancárias sobem 73,3%

9 de janeiro de 2013

O governo federal quer reduzir custos dos consumidores e a ofensiva neste ano deve ser para derrubar as tarifas bancárias do Brasil. Enquanto os juros caem desde março do ano passado, as taxas repassadas aos clientes tiveram expansão de 73,3%.

O Banco Central e a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça, vão promover campanhas de conscientização para pressionar a redução. Mais uma vez, os bancos públicos serão os primeiros a baixar as tarifas e servir de exemplo para as demais organizações financeiras.

Além da retração nas taxas, é preciso incentivar o consumidor a utilizar serviços mais baratos e dar condições para que o cliente possa comparar e escolher a melhor opção. Pesquisa da Proteste, em outubro, apontou que o preço de serviços pode variar até 10 vezes entre bancos. Por isso, é fundamental pesquisar.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia