Muito já foi dito a respeito da paixão que todo empreendedor precisa ter para alcançar o sucesso naquilo que deseja. O empreendedor bem-sucedido tem como principal característica ser apaixonado por um sonho ou uma ideia de como seu negócio irá mudar o mundo. Apesar de termos consciência de que não existe uma única fórmula para o sucesso de um empreendimento, sabemos que a paixão é uma poderosa aliada na hora de fazer as coisas acontecerem. Com isso, quero compartilhar com você algumas características daqueles que são verdadeiramente apaixonados por empreender.
O empreendedor possui uma energia inesgotável A primeira característica que notamos nos empreendedores de sucesso é uma inesgotável energia que os fazem continuar mesmo depois de terem obtido grande êxito em seus empreendimentos. Eles simplesmente se recusam a mudar suas rotinas, e continuam levantando cedo para ir trabalhar. Fazem isso porque aquilo que lhes dá energia é justamente a paixão que sentem em fazer o que amam fazer. Um bom exemplo é a história do norte-americano Chris Gardner, sua vida foi contada no filme “À procura da felicidade”, estrelado pelo ator Will Smith. Gardner, que se tornou um empreendedor multimilionário, ao ser perguntado em uma entrevista sobre como conseguiu superar tantos desafios, respondeu: “Quando a pessoa é apaixonada pelo que faz não vê a hora de fazer de novo”. O bilionário norte-americano Donald Trump diz que paixão é tudo. Ele declara: “Se você não tem paixão, não tem energia, se não energia, então você não tem nada”.
O empreendedor é um apaixonado agente de mudanças Empreendedores são inconformados e querem mudar alguma coisa, por isso criam produtos e serviços com o objetivo de mudar a vida das pessoas. Steve Jobs, quando largou a presidência da Apple por problemas de saúde, conseguiu, com uma pergunta, convencer John Sculley, na época, presidente da Pepsi, a assumir a presidência da Apple. Jobs disse a ele; “Você quer vender água açucarada pelo resto da vida ou quer mudar o mundo?”. Sculley disse que isso mudou completamente sua visão sobre como Jobs e a indústria de computadores iria mudar o mundo. O reverendo Martin Luther King Jr. é considerado um dos principais agentes de mudanças da cultura norte-americana. Ele inspirou milhões de pessoas a lutarem por uma vida melhor, com liberdade e sem discriminação. Os empreendedores de sucesso começaram com um sonho, uma visão do que queria e de como queriam, o resto a história fala por si.
O empreendedor é um vendedor de sonhos Todo empreendedor de sucesso é também um grande vendedor, pois simplesmente não pode haver um negócio de sucesso se não houver grande sucesso em vendas. O bilionário inglês Richard Branson, fundador da Virgin Group, um conglomerado de mais de duzentas empresas, criou a Virgin Galactic, empresa que pretende levar turistas ao espaço. O que você acha? Talvez viajar pelo espaço não seja uma de suas prioridades atuais, mas a lição que podemos tirar desse grande empreendedor é a sua paixão por inventar negócios ousados e que muitos não acreditam que pode dar certo. Sua grande capacidade é a de conseguir vender extraordinariamente bem suas ideias.
Como descobrir sua paixão O empreendedor precisa descobrir sua paixão, abrir um negócio somente porque alguém ganhou muito dinheiro com uma ideia no ano passado definitivamente não é garantia de sucesso. Se você ainda não descobriu qual é a sua paixão, o empreendedor norte-americano Mike Michalowicz, autor do livro “The Toilet Paper Entrepreneur”, diz que você precisa se fazer algumas perguntas, que podem ser respondidas em apenas 1 minuto. Pergunte-se:
– Se eu só pudesse fazer uma coisa pro resto da minha vida, o que seria? – Se eu pudesse combinar todos os meus talentos em alguma coisa extremamente única, o que seria? – Qual é a minha revista favorita ou o meu programa de TV favorito? Normalmente sua paixão é encontrada nas suas atividades de lazer. – Sobre qual o assunto eu não consigo parar de falar? Esse assunto é a sua paixão. – Veja as pessoas que você mais admira. Para elas alcançarem o sucesso, que fator as levou até lá? Esse fator é a sua paixão.
Para finalizar, um conselho de Chris Gardner para os empreendedores ou para pessoas que querem mudar suas carreiras: “Seja suficientemente corajoso para encontrar a coisa que o apaixona. Pode não ser aquilo para o qual você foi treinado a fazer, mas se você for corajoso para fazer essa coisa, ninguém poderá impedi-lo”.