Falar sobre gestão tem um significado muito importante, diferencia-se do antigo perfil de gestão, porém com algumas atribuições burocráticas para o mesmo. Como é costume, uso os conceitos para elucubrar as informações que disponho em meus artigos. Etimologicamente são estes os termos que trataremos neste artigo.
Significado de Gestão
s.f. Ação de gerir. Gerência, administração. Gestão de negócios, diz-se quando uma pessoa administra os negócios de outra, por eles se responsabilizando solidariamente, mas sem autorização legal.
Significado de Chefe
s.m. Pessoa que se destaca pelas qualidades de autoridade, competência, poder de decisão. Indivíduo que, por essas qualidades, é investido de poder para ocupar um lugar de mando, de direção.
Na contemporânea administração, o chefe cede lugar ao gestor, aquele que está à frente, aquele a quem cabe a preocupação com o melhor serviço a ser prestado pela organização, seja ela publica ou privada. Academicamente falando, hoje existem faculdades que especializam profissionais em Gestão. Lá eles aprendem como lidar com números, normas e pessoas. Algumas diferenças entre chefiar e gerir vão além dos significados conceituais – está elencado em atitudes. Acredito que esta figura surgiu para suavizar as difíceis relações dentro das organizações.
O gestor enquanto pessoa é aquele que oferece a si mesmo em busca de melhores chances de alcançar sucesso; aquele que é um incentivador, pois reconhece que nós humanos fazemos coisas porque queremos. Algumas vezes fazemos coisas porque as consequências de não fazer algo são desagradáveis. Entretanto, a maior parte do tempo se quer fazer coisas por aquilo que conquistamos através delas. Não é diferente no trabalho, as pessoas fazem um bom trabalho pelo salário, pelo prestígio ou pelo reco-nhecimento. Fazem um mau trabalho porque querem moleza (e ainda assim receber no final do mês). Trabalha duro porque quer impressionar alguém ou quer promoção… e por aí vai. Portanto, para melhor motivar a sua equipe, descubra o que querem e como você pode lhes oferecer isso.
Realizei um trabalho em determinado mecanismo público e constatei a veracidade destas afirmativas: algumas pessoas apenas são chefes, porém as relações interpessoais precisam de gestores, de pessoas que têm a flexibilidade de transformarem-se em líderes. Este comportamento engessado dos chefes em nada contribuem para a eficácia e motivação dentro das organizações. Ao gerir, estamos nos colocando à frente em determinadas situações, situações as quais nos deparamos com afirmativas do tipo: o gestor administra; mantém; concentra-se em sistemas e estruturas; confia no controle; perspectiva de curto prazo. Gerir recorre a não cometer injustiças, a selecionar o sucesso do outro como o seu próprio, haja vista que se em algum momento você incentiva, está partindo do pressuposto de que as consequências para que algo seja feito não será desagradável, pois na grande maioria das vezes queremos fazer algo baseado na certeza do que será conquistado por aquela ação.
Na convivência organizacional isto não é diferente – as pessoas realizam um bom trabalho pelo salário, pelo prestígio ou pelo reconhecimento. Fazem um trabalho sem qualidade por querer atividades brandas. Trabalham exaustivamente para impressionar alguém ou querem promoção… e por aí vai. Daí, caminhamos através da porta da motivação, aquela que dá luz às questões inerentes ao desempenho do colaborador e ser humano. Se o alinhamento destes não for eficaz em algum momento, estaremos diante desta frase que li em um site de relacionamentos: “o funcionário que tem um chefe, quando vê alguém falando mal de sua empresa, ele diz: você ainda não viu nada!”.
Gerir tem a ver com time, daí surge algo que gosto de chamar de líder gestor ou gestor líder, de onde as palavras e a sonoridade positiva que elas promovem nos remetem ao sucesso. São elas: inovar, original, desenvolver, inspirar confiança, aproximar, criar, reunir, absorver, etc. Deste modo, é necessário que a equipe esteja motivada a alcançar sucesso, para tal precisam trabalhar a fim de atingir objetivos desejados, precisamos estar em equipe, e não grupo, haja vista que qualquer aglutinação de pessoas pode ser um grupo, mas nunca uma equipe, um time, onde todos estão imbuídos da mesma motivação, do mesmo ideal.
Portanto, a figura do Gestor Líder ou Líder Gestor (você deve estar pensando: “ela mudou a ordem!”), não foi acaso. Sim, neste artigo estamos tratando de gestão, e para tal, este precisa estar alinhado com o significado de liderança. Proporcione direção, pois é a habilidade de liderar que distingue um gestor dos seus pares. Através de uma característica e necessidade premente nas relações – a comunicação – esta é, sem dúvida, um diferencial de um gestor. Você não pode realizar nenhuma atividade sem que consiga comunicar sua visão, seja ela de mundo ou organizacional, e esta deve ser transparente e honesta.
Os resultados organizacionais dependem da influencia e habilidade que o gestor tem para administrar recursos, tempo, cultura organizacional, criatividade, produtividade, oportunidades, ética, foco. Se neste exato momento de nossas elucubrações enquanto Coach pensarmos em uma roda da vida, esta teria oito fatias, o que na metodologia Coaching Teen chamo de PIZZA DA VIDA. Daí, o gestor que estivesse passando pelo processo de Coaching Executivo exercitaria através desta roda, estabelecendo os objetivos primordiais para a formação de sua excelência como gestor.
Primeiramente, vamos analisar os níveis de afastamento desta roda da vida, quais os campos em que temos ou atribuímos em escala de 0 a 10, por onde caminha nosso processo de gestão. Alguns itens naturalmente são 10, como foco e produtividade ética. Outros são aqueles que normalmente têm sua pontuação em menor escala de valor, como oportunidades, cultura e recursos. O que estaria sempre com a pontuação inferior seria o tempo.
Comece com a seguinte pergunta: ele está relacionado a situações ou pessoas? Caso sejam em relação a situações que aconteceram como, por exemplo, a perda de um prazo, o mais importante é verificar como isto aconteceu, ou seja, uma análise racional dos fatos e “erros” que podem ter levado a situação e assim por diante. O Coach Executivo, dentro de um processo de Coaching, iria conduzi-lo através deste tipo de questionamento a fim de que os pontos necessários fossem alinhados de maneira que obtivéssemos a excelência dentro do processo de gerir esta empresa. E então, como está sua pizza da gestão organizacional?
Por Ritah Oliveira