Outro dia li uma pesquisa que apontava que, durante a infância, um indivíduo recebe até 40.000 nãos a mais que sins. Creio que, não nesta mesma proporção, mas algo parecido acontece nos primeiros anos de um negócio. Vencer esse desafio é o terceiro mandamento do empreendedor.
Quando iniciamos um negócio, começamos empolgados com a oportunidade. Apresentamos o projeto da empresa para algumas pessoas mais próximas, conversamos com familiares e todos dizem ser uma ideia genial. Não é mesmo? Sendo assim, o empreendedor se convence de que o negócio é bom e dá início ao processo de abertura da empresa.
Já na primeira fase o empreendedor descobre que não é tão simples assim. O processo de abertura leva pelo menos três meses, contando da assinatura do contrato social até o recebimento de todos os números de inscrições necessários para operar (CNPJ, CCM, IE etc). Descobre que existem as regras e as burocracias a serem respeitadas, e assim descobre os primeiros nãos de sua jornada.
Passada a constituição da empresa, o empreendedor parte então para a busca da clientela, e aqui começa a perceber que a empolgação de seus familiares e amigos próximos não reflete necessariamente a opinião do mercado. Muitos contatos e reuniões depois e o empreendedor começa a perceber que para cada sim, ele recebe, em média, outros dez nãos – sem contar aqueles que nem se interessaram em recebê-lo. Então, passa a perguntar-se: quando isso vai mudar?
Confesso que não tenho essa resposta, mas digo a você que, independentemente de quando isso mudará, nunca aceite não como resposta. Seja persistente, insista. Se aquele cliente disse não, questione, tente entender o porquê, mude a estratégia. Talvez ele não tenha entendido o seu produto e suas vantagens. Pergunte os motivos que o levaram a fechar com seu concorrente. Aprenda e vá atrás de outro cliente, guardando esse prospect para outro momento. Construa relações mesmo com aquele que lhe deu um solene não no primeiro momento.
A chave para ter sucesso nos negócios é não aceitar um não facilmente. No mundo de hoje, concorremos não só com outras empresas do nosso próprio segmento, mas também com o tempo: o tempo de seu cliente parar para realmente ouvir e prestar atenção naquilo que está sendo oferecido. Portanto, não desista e tente ao máximo ter toda atenção dele.
Fonte: http://www.hsm.com.br/