Nove ensinamentos que podem ser encontrados nos longas da categoria de melhor filme de 2013
Foram anunciados hoje (10/1) os indicados ao Oscar 2013, e agora todos os cinéfilos partem para uma maratona de filmes, principalmente daqueles na categoria de melhor película. Para os empreendedores que amam a sétima arte, nós destacamos e listamos alguns elementos de empreendedorismo para você ficar de olho na hora em que for para a sessão de cada um deles. Tudo isso sem entregar spoilers das histórias.
Confiram as lições de empreendedorismo dos indicados a melhor filme do Oscar 2013:
1. Os Miseráveis
O romance de Victor Hugo, transformado em musical da Broadway em 1980 e agora transportado para o cinema, conta a história de Jean Valjean – interpretado por Hugh Jackman, que também concorre ao Oscar de melhor ator -, um ex-prisioneiro que, depois de quebrar sua condicional e ser ajudado por um bispo, se compromete a uma vida honesta. A grande lição é que você sempre pode recomeçar e construir seu legado, mesmo contra todas as probabilidades – Valjean acaba se tornando o dono de uma fábrica.
2. O Lado Bom da Vida
Depois que Pat Peoples (Bradley Cooper, indicado ao Oscar de melhor ator) sai de uma instituição mental onde ficou por quatro anos, tudo o que ele quer na vida é recomeçar e recuperar sua família. Para isso, contará com a ajuda dos pais e de uma jovem que parece tão complicada quanto ele, Tiffany (Jennifer Lawrence, indicada na categoria de melhor atriz). Independentemente da jornada, você sempre precisará de contatos confiáveis e que mostrem elementos que você não conseguiria enxergar sozinho. O mesmo vale para uma jornada como empreendedor.
3. As Aventuras de Pi
A audaciosa adaptação do livro homônimo feita pelo diretor Ang Lee talvez tenha a maior – e mais fantástica – história de perseverança dos indicados. Um jovem, Pi Patel, e sua família resolvem partir da Índia com seu zoológico para tentar recomeçar a vida no Canadá. Depois que o navio em que estão naufraga, Pi se vê à deriva com apenas alguns animais do antigo zoológico como companhia em um pequeno bote, levando-o a aprender diferentes lições. Nem precisamos dizer que são das adversidades que tiramos alguns dos maiores ensinamentos.
4. Amor
Georges e Anne são um casal de músicos aposentados que passam por uma tragédia: Anne sofre um AVC e fica com parte do seu corpo paralisado. O logo relacionamento e principalmente o amor dos dois é testado. Como manter uma relação viva com um problema tão sério? Como lidar com a falta do seu grande companheiro?
5. Lincoln
Essa cinebiografia é uma inspiração em si, já que conta minúcias da vida de um dos maiores presidentes dos Estados Unidos. Seus confrontos com opositores dentro do governo sobre grandes assuntos como o fim da escravidão e a Guerra Civil mostram como um grande líder se porta diante de situações de muita pressão.
6. Argo
Longa baseado em fatos reais. Quando a embaixada americana no Irã é invadida por revolucionários, em 1980, alguns dos funcionários conseguem escapar para a embaixada canadense. O governo dos Estados Unidos, então, planeja uma operação para resgatá-los utilizando uma falsa equipe de filmagem canadense que finge estar gravando no local. Algumas vezes você precisa pensar – muito mesmo – fora da caixa para conseguir a solução para uma situação periclitante.
7. A Hora Mais Escura
Uma agente da CIA começa a se adaptar aos novos métodos de interrogação da segurança americana depois dos atentados de 11 de setembro. Mesmo relutante em relação à violência utilizada, ela acredita que é preciso encontrar a verdade, que no final acaba levando ao paradeiro do terrorista Osama Bin Laden. O filme mostra a difícil tarefa de se manter fiel às suas crenças e o que é preciso fazer – ou rejeitar – em busca de um objetivo.
8. Indomável Sonhadora
Esse filme, repleto de fantasia, conta a jornada de uma pequena menina que inicia a formação da sua identidade. Hushpup vive em uma comunidade longínqua que começa a sofrer com o derretimento das calotas polares e com um pai que é acometido por uma misteriosa doença. A partir disso, ela reflete sobre as ligações de tudo no mundo e passa a distinguir as relações de ação e consequência. Um longa reflexivo sobre superação e sobre o que nos move.
9. Django Livre
O filme de Quentin Tarantino narra a história de um ex-escravo, Django, que é libertado e treinado por um ex-dentista para ser um caçador de recompensas. Com sua nova liberdade, ele parte para salvar a mulher das mãos de um cruel latifundiário. Não precisamos dizer que, com a ajudinha de um investidor bem-intencionado, aquilo com que sonhamos se torna muito mais possível.
Fonte: revistapegn.globo.com