Juros do cartão são os menores desde 1995, mas ainda encostam em 200% ao ano

15 de janeiro de 2013

Segundo os dados da pesquisa, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,19 ponto percentual no mês

As taxas de juros nas operações de crédito fecharam 2012 no menor patamar desde o início da série histórica da pesquisa, em 1995. Porém, segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), divulgados nesta segunda-feira (14), a taxa cobrado no cartão de crédito ainda fica perto dos 200% ( 9,37%, ao mês; 192,94%, ao ano).

Em nota, o coordenador do estudo, Miguel José Ribeiro de Oliveira, afirma que “as reduções podem ser atribuídas à maior competição das instituições financeiras após os bancos públicos reduzirem suas taxas de juros; pequena redução nos índices de inadimplência; e à expectativa de redução da inadimplência nos próximos meses em um ambiente de crescimento econômico maior”.

O cheque especial, outra modalidade muito utilizada pelos consumidores, teve também a menor taxa desde 1995, fechando o ano com juros de 7,82% ao mês (146,83% ao ano).

Segundo os dados da pesquisa, a taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,19  ponto percentual no mês (4,12 pontos percentuais no ano) correspondente a uma redução de 3,37% no mês (4,43% em doze meses).

Empresas

De acordo com a Anefac, os juros cobrados das empresas ficou em 3,07% em dezembro (43,74% ao ano). Esse é o menor patamar desde 1999, quando teve início a série história.

Fonte: Uol Notícias