6 estratégias para conquistar o consumidor e vender pelo Twitter

17 de janeiro de 2013

Especialista do Twitter dá dicas para vender na rede

Foi uma das palestras mais disputadas do evento: na tarde desta terça-feira, filas quilométricas se formaram para assistir à fala de Richard Alfonsin no NRF Retail’s Big Show, o encontro mundial do varejo que está sendo realizado em Nova York. O vice-presidente de vendas do Twitter fez uma apresentação especialmente voltada para as pequenas empresas. Em entrevista exclusiva à PEGN, ele revelou as melhores estratégias para ganhar dinheiro com a rede.

1. Ouça. Nem pense em criar um perfil no Twitter antes de saber o que as pessoas estão falando de você. Explore a rede, veja o que dizem sobre sua empresa, sobre os competidores, sobre o mercado. E só depois crie um perfil.

2. Encontre a sua voz. O Twitter só funciona quando o usuário percebe que a sua voz é autêntica. Ele precisa sentir que pode interagir com sua empresa como se fosse uma pessoa. Logo no início, converse bastante com os usuários, para sentir o tom e afinar a sintonia. É um momento decisivo para criar identificação.

3. Faça um calendário de tuítes. Estabeleça um tipo de post para cada dia da semana, e mantenha essa estrutura. Bastidores na segunda, promoções na terça, dicas na quarta, vídeos na quinta, foco nos seguidores na sexta e por aí vai. Muitas empresas trabalham dessa maneira. Isso ajuda a manter uma presença sólida na rede.

4. Invista em promoções. Elas são o maior chamariz para o seu perfil no Twitter. Coloque um tuíte na rede e peça para retuitarem, dizendo que, quando o número de RTs chegar a 100, por exemplo, todos ganharão um desconto. Esse tipo de ação, chamado de Flock the Lock, faz um enorme sucesso na rede.

5. Amplifique. Depois de estabelecer uma presença orgânica no Twitter, uma boa maneira de aumentar o número de seguidores é recorrer aos anúncios. O Twitter vende dois tipos: no primeiro, sua empresa entra como sugestão no item “Quem seguir”; no outro, você coloca tuítes patrocinados na linha do tempo das pessoas. Os preços variam muito, dependendo do objetivo.

6. Seja ousado. Aproveite oportunidades: se alguém citar o nome da empresa de maneira favorável, pode ser uma boa ideia premiar essa pessoa com uma caixa de produtos grátis, por exemplo. E depois divulgar na rede – de preferência, com vídeo.

Por Marisa Adán Gil, de Nova York*

* Marisa Adán Gil viajou a Nova York a convite da Associação Comercial de São Paulo