Produza atitudes: invista em você e ouse!

23 de janeiro de 2013

Nós somos um produto de muito valor. E o que quero dizer com isso? Assim como mercadorias e serviços, nossas competências e habilidades juntamente com os nossos talentos constroem o nosso diferencial.
Portanto, merecem a mesma atenção, respeito, estratégias   e   planejamentos que qualquer empresa aplica para se oferecer ao mercado. Os seus talentos e as suas competências têm que estar disponíveis à empresa que atua, para que possa ter um retorno compatível ao investimento que você fez em si mesmo ao longo da carreira. Para que você obtenha resultado e reconhecimento, deve ser um profissional de atitude, o mais procurado por todos os RHs das grandes empresas no momento.  Pode ser que você já tenha esta cultura, mas se não tem, fique atento para este comportamento.

Um profissional de atitude é aquele que quebra o padrão para não quebrar o patrão! Hoje quem for padrão, commoditie ou igual, será substituído pela automação ou por um padrão mais barato. E não sou eu quem está rogando praga! É a realidade   do  mundo contemporâneo. E não é uma questão apenas local, mas sim global. Portanto o seu diferencial será a sua garantia de sucesso.  Fomos educados a nos comparar e seguir modelos. Em nenhum momento foi valorizada  a nossa individualidade. Por isso, tememos em assumir nosso diferencial, nossa ousadia. Aliás, muitos associam a ousadia erroneamente, como se fosse um comportamento leviano.  Na verdade, ela é a mola que impulsionou a humanidade e nos colocou no estágio de avanço tecnológico em  que estamos. Galileu, Einstein, entre outros, foram ousados suficientemente para afirmar que “A Terra não é o Centro do Universo” e que “Tudo é relativo”. Foram até chamados de loucos… Sem ousadia não há contribuição, inovação  ou progresso significativo, e  se nossos ancestrais não vencessem o medo e ousassem, abrindo caminhos, conquistando espaços, testando sua força, sua percepção e aprendendo com seus erros, estaríamos dentro das cavernas. A ousadia e a mudança estão sempre juntas. Para mudar é preciso ser ousado. Há pessoas que dizem adorar mudanças, porque vêem nelas uma oportunidade de crescimento. É verdade, mas há aquelas que se referem às mudanças previsíveis, as que conseguem controlar. Vamos de uma vez por todas entender que: ousadia e mudança não combinam com controle. Pois, quando as mudanças são profundas, drásticas, e o cenário muda radicalmente, você perde o controle da situação porque está diante do desconhecido. Somente aí percebe sua ousadia e coragem entrarem em cena. Sabe quando você diz para si mesmo:  “Eu não sabia que era capaz de fazer isto!”. Mostra que foi capaz de ousar, mudar e agir!

O que não fazer ou pensar antes de ousar:

1) Crer que como nada de ousado ou diferente acontece, isso deva permanecer assim.

2) Achar que mudanças muito radicais não valem a pena.

3) Julgar que não é sua responsabilidade ousar. Isso é uma tarefa da empresa e não sua.

4) Supor que é impossível mudar ou ser mais ousado.
5) Acreditar que não tem tempo hábil para ousar.

6) Pensar que ninguém está pronto para isso.

7) Pressupor que não seria bom arriscar nesse momento.

8) Julgar que não há capital para isso.

9) Cogitar que sua empresa e você estão bem assim.

10) Imaginar que é correr risco.

11) Refletir que ousar é somente para líderes e visionários.

Por Imagem: murall.com.br