Prova de fogo: qual o desafio de sua vida?

24 de janeiro de 2013

Onde vemos uma empresa de sucesso, houve, em algum momento, uma decisão corajosa.

( Peter Drucker)

Isso é “muito difícil”. Qual de nós nunca pronunciou esta sentença na vida? Diante de situações aparentemente adversas é preferível apontar que é “muito difícil”. O pensamento de atingir um objetivo pessoal ou profissional é logo cortado pelos pensamentos limitantes que aparecem. Por diversas vezes, como gestor de empresas em uma reunião de metas, ouvi profissionais dizerem “esta meta é muito difícil” e depois de alguns meses esses profissionais se deparam com um resultado acima do que pensavam ser impossível, há alguns meses atrás. É difícil ou é desafiante?! O segredo do alto desempenho passa pela capacidade encorajadora da pessoa em assumir os desafios de sua vida.

Os grandes desafios começam a ser vencidos dentro e não “fora” da pessoa. O fato de viver uma era da comodidade e da facilidade, advinda da tecnologia, tem deixado a maior parte das pessoas acreditando que sucesso e resultados estão “fora de si”; muitos profissionais pensam que seu sucesso depende da empresa, muitos universitários acreditam que sua formação depende unicamente da universidade, assim o comportamento vai conduzindo a formação de uma geração da dependência. Ao contrário, pessoas de sucesso na vida saem da “vala comum”, são corajosas a ponto de arriscarem alto, rumo à realização dos seus sonhos.

Um dos cientistas mais brilhantes que a História já viu – o Francês Blaise Pascal -, após uma experiência mística com Deus, cria a chamada prova de fogo, através da aplicação do cálculo das probabilidades, provando a existência de Deus e enfatizando que a vida é um jogo e quanto mais alto uma pessoa jogar mais poderá ganhar. Pascal concluiu: “Admitamos que Deus exista. Que coisa nos arriscaremos a perder se viveremos como se Deus existisse? Os prazeres e os bens do mundo, isto é, bens finitos. Que coisa ganharemos? Um bem infinito.” Então, se ganharmos, ganharemos tudo, e se perdermos, não perderemos nada. Só nos resta, pois, apostar sem hesitação que Deus existe. Mesmo que se admitissem infinitas possibilidades negativas contra uma só favorável, ainda seria melhor apostar na existência de Deus, porque se tem pela frente uma eternidade de vida e de felicidade.” A conclusão de Pascal aponta que uma vida pode ser melhor quando apostamos em objetivos desafiantes e, acima de tudo, quando temos propósitos fortes. Nada será difícil quando é encarado como desafio, situações que exigem um comportamento pró-ativo que dinamiza as ações em direção aos resultados almejados, evitando culpar os outros pelos fracassos e insucessos e deixando de postergar para o futuro o que precisa ser feito de imediato, pois um futuro melhor é construído com as decisões do presente.

As organizações precisam de pessoas que pensam e agem, que planejam e executam, que lideram com propósitos audaciosos, que desejam sair da “mesmice”e da “babaquice”, mas, acima de tudo, querem apostar alto para ganhar o máximo possível para suas vidas, para a sociedade e para a humanidade.

Por  Imagem: marciomeirelles.blogspot.com