Cinco dicas de marketing para inaugurar uma loja

31 de janeiro de 2013

Inaugurar uma loja não deve ser encarado como uma ação do dia a dia, mas como um novo negócio. Esse é o momento no qual todas as suas expectativas e todo o conhecimento teórico adquirido durante o período de planejamento serão testados na prática. Por isso, pensar nos detalhes de inauguração também faz parte do “pacote” para que você tenha uma unidade de sucesso e que atenda as expectativas do seu futuro cliente.

A partir do momento da inauguração, aquela determinada região estará recebendo uma nova marca, com serviços e produtos que irão atender a um determinado público. Tudo o que se espera é uma ótima campanha de lançamento da unidade, assim como serviços que superem as expectativas dos consumidores.

Sob esta visão, o marketing deverá trabalhar fortemente campanhas de ponto de venda e divulgação, que deverão começar muito antes da própria unidade inaugurar.

Confira cinco dicas de marketing para realizar a inauguração de um ponto de venda:

1. Assessoria de Imprensa
Se você não tiver uma, pense na contratação de uma empresa que seja especializada no seu segmento de atuação. Esse trabalho poderá ser por tempo determinado e você poderá avaliar os resultados e renová-lo a cada seis meses ou um ano.

Além de realizar uma divulgação institucional, mais ampla, a assessoria pode fazer o mapeamento das publicações locais/regionais (rádio, jornais,  sites, entre outros) que falem direto com o seu target e possam trazer resultados a curto prazo.

2. Relacionamento
Forme parceria com os lojistas da região, deixando material de divulgação em seus estabelecimentos e oferecendo aos clientes dos parceiros vantagens de compra de produtos ou serviços. Além de eles se tornarem clientes, esse canal passa a ser um divulgador e indicador dos seus serviços ou produtos. No mínimo, você terá criado uma ótima politica de boa vizinhança, o que é sempre simpático para quem está chegando.

3. Cadastro de clientes
Antes da inauguração, cadastre seus futuros clientes. Instale um quiosque no shopping local, ou no ponto com maior circulação de pessoas da cidade, e ofereça benefícios diferenciados para quem se cadastrar.

É uma estratégia interessante, tanto do ponto de vista de conhecer melhor o perfil do seu futuro cliente, como também de iniciar as vendas. Isso é muito utilizado por academias e escolas de idiomas, por exemplo. Nada melhor do que iniciar uma operação já faturando desde o primeiro dia, com clientes que já conheceram a marca antes mesmo da inauguração.

4. Promoções
Com relação a campanhas e promoções, é fundamental a criação de ações promocionais, dirigidas e exclusivas, de acordo com os concorrentes próximos e diretos, como forma de atrair a visitação do maior número de clientes.

Mas, para as promoções serem bem sucedidas, é preciso ter um planejamento que respeite as regras, formas e prazos de utilização das ações, que devem ser definidas com o apoio de profissionais de marketing ou de uma agência de publicidade. O objetivo principal é atrair a atenção dos clientes que circulam pela região, para apresentar a novidade e trazê-los para a unidade.

5. Ponto de venda
E, por último, todo o cuidado com o ponto de venda.  Afinal é neste espaço que ocorre a decisão de compra. Será no ponto de venda que o consumidor poderá vivenciar a experiência de consumo da marca, interagir com a equipe e ter acesso aos seus produtos e serviços.

Devido à correria da vida moderna, é no ponto de venda que o consumidor vai buscar uma nova experiência de compra a cada visita. Trate o ponto de venda como um verdadeiro santuário da sua empresa todos os dias do ano.

Começar bem um negócio, é antes de tudo, fazer o óbvio, ou seja, começar pelo começo. E nada melhor do que caprichar em uma inauguração que tenha impacto, trazendo potenciais clientes e que também atraia a atenção da mídia com novidades. Mas principalmente, que ela espelhe a continuidade do carinho a da atenção que o empreendedor deverá ter a cada novo dia no ponto de venda.

 

Por Filomena Garcia *
Colunista do UOL, em São Paulo

*FILOMENA GARCIA-Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”