10 dicas transformadoras sobre como montar sua empresa

1 de fevereiro de 2013

Você provavelmente já ouviu falar sobre empreendedorismo e, portanto, deve ter noção da dificuldade que permeia o processo de montagem de uma empresa, de transformação da intangível imaginação na palpável realidade. Sempre foi irrefutável a existência de mentes inovadoras no planeta, de intelectos repletos de ideias revolucionárias e literalmente transformadoras, porém, a maioria desses insights não sai do papel, já que pensar nunca foi e, jamais será, sinônimo de conseguir. A causa desses fracassos não se encontra na falta de tentativas, mas na ausência de investidas corretamente planejadas.

Nesse sentido, resolvi escrever sobre algo que fosse, ao mesmo tempo, relevante para os satisfeitos, e motivador para os esfomeados. Afinal, quem nunca se imaginou cortando a faixa vermelha em frente à própria empresa? Quem nunca pensou em ser chefe de si mesmo e, como muitos dizem, dono do próprio nariz, mesmo que esse nariz fosse, infelizmente, pequeno? Porém, agora eu lhe faço uma última pergunta: Quem nunca deixou de sonhar? Com certeza, os que deram e dão certo.

Essa matéria, portanto, irá lhe fornecer 10 dicas inspiradoras sobre como iniciar um empreendimento, macetes esses que serão escritos por mim, mas que foram essencialmente disponibilizados por Guy Kawasaki, em uma de suas palestras baseadas no livro The Art of the Start, obra que também recebe a sua “assinatura”.  Pra quem não conhece, Kawasaki é um dos maiores especialistas nas áreas de Tecnologia e Marketing do mundo, autor de best-sellers sobre o assunto, o capitalista de risco trabalha atualmente com Venture Capital (Capital de Risco) no Vale do Silício. Além disso, ele já trabalhou por dois períodos na Apple Inc, onde hoje é conselheiro, ou seja, ele sabe do que fala.

10 Dicas de como iniciar um empreendimento:

1- FAÇA SENTIDO

 Primeiramente, é vital que a razão propulsora de abertura da sua empresa não seja a “bufunfa”. É claro, ninguém aqui está querendo disseminar uma filosofia de desapego, mas é preciso que o lucro seja parte do resultado e não da equação. Nesse sentido, não queira simplesmente mudar o mundo, deseje muda-lo pra melhor, dessa forma, você irá descobrir que o importe é ter como elemento precursor de iniciação do seu negócio, a vontade de fazer sentido. E pode ter certeza que, fazendo sentido você fará dinheiro.

Segundo Kawasaki, existem três formas diferentes de se fazer isso:

  • Aumentando a qualidade de vida das pessoas;
  • Fazendo certo algo que está sendo feito errado;
  • Prevenindo o fim de algo bom.

2- CRIE UM MANTRA

A segunda dica de Guy se aplica nos termos de concepção da estrutura conceitual da empresa, de pensamento não apenas do seu perfil de negócio, como também de formulação do seu posicionamento na mente, do seu público alvo e, principalmente, dos seus funcionários. Não pense que estou falando das tradicionais missões, visões e valores que, geralmente, não são de conhecimento nem do dono da empresa, quem dirá de seus empregados e consumidores. Nada contra, porém, é indiscutível a necessidade da existência de algo mais simples e compactado, de três a quatro palavras, algo que seja “inho” no tamanho, e “ão” no significado e que, assim, consiga passar para todos os elementos que compõem os ambientes da empresa, a razão que a fez e a faz existir. Nesse ponto você já deve ter percebido que essa frase “mágica” é o tal mantra, portanto, não se esqueça de criar um quando estiver pensando no seu negócio. E não confunda, mantras são diferentes de slogans, já que slogans são destinados aos consumidores, e mantras a uma gama de pessoas muito maior, sempre priorizando os funcionários.

3- DESLANCHE

O grande problema de qualquer negócio hoje em dia, é despontar no mercado sem antes ser engolido por ele. Segundo o IBGE quase 50% das empresas que são abertas hoje no país, tem suas portas fechadas em, no máximo, 3 anos. Portanto, diferente de um bebê, um empreendimento deve nascer e, em seus primeiros anos de vida, não apenas aprender a andar, mas a correr, e bem rápido. E para isso, Guy acredita que existam três passos:

  • 1ª PENSE DIFERENTE: Isso não significa, “trabalhe na Apple”, e sim “para de pensar em fazer mais do mesmo”, se você, por exemplo, tentasse ser e raciocinar como alguém, você seria, no máximo, esse alguém piorado, portanto, pense em novas possibilidades de negócio, em oportunidades que a maioria desconhece ou tem medo de arriscar. Crie, inove, mude, e transforme;
  • 2ª NÃO TENHA MEDO DE POLARIZAR PESSOAS: Alguns produtos, muitas vezes, são consumidos por uma porcentagem pequena de consumidores, portanto, não tenha medo de descobrir e focar nesse segmento, bons produtos, às vezes, polarizam as pessoas. Caso contrário, se você tentar criar algo que seja excelente para tudo e para todos, você, segundo Guy, tem uma chance muito grande de desenvolver mediocridade;
  • 3ª ENCONTRE ALMAS GÊMEAS: Steve Jobs e Steve Wozniak e, Bill Gates e Steve Ballmer, não são exemplos sobre a ideia de que se seu nome for “Steve”, você tem 99% de chance de ser inteligente, mas sobre o fato de que, cabeças brilhantes, necessitam de outras mentes geniais para se contrabalancearem, suprindo um à carência intelectual do outro.

No mercado em que vivemos atualmente, pode ter certeza que a frase “dois pensam melhor do que um” é verdadeira. Portanto, como diria o bom e velho Fabio Júnior, encontre a sua metade da laranja.

4- DEFINA UM MODELO DE NEGÓCIO

Um elemento crucial para que sua empresa consiga dar certo, é a concepção de um modelo de negócio para tal empreendimento, modelo esse que deve conter a forma como você irá objetivar, pensar e agir, no mercado.

Guy acredita que, para se definir um bom modelo de negócio, são necessários três passos:

  • CRIAR UM MODELO SIMPLES E BEM DIRECIONADO;
  • MANTER O MODELO SIMPLES E BEM DIRECIONADO;
  • PERGUNTAR SOBRE O MODELO A UMA MULHER: Kawasaki acredita que os homens possuem um gene matador dentro de si que, segundo ele, influencia nossas respostas, frente aos questionamentos relacionados a ideias e modelos de negócio, por exemplo, se alguém perguntar a um homem se seria uma boa ideia criar uma empresa apenas para destruir as concorrentes, todos os homens diriam “sim”, o que não acontece, com tanta certeza, quando a dúvida é direcionada ao gênero feminino.

5- CRIE UM MAT

Guy acredita que, toda empresa precisa de um MAT para sobreviver, ou seja, qualquer empreendimento que se preze deve criar uma lista de metas (M), premissas (A) e tarefas (T).

Quando se dá início a um empreendimento, fica difícil priorizar, direcionar esforços, descobrir o que fazer e quando fazer. É nesse momento que entram as metas, os objetivos que devem ser escritos, levando em conta as necessidades momentâneas do seu negócio e, as ameaças e oportunidades futuras.

As premissas (assumptions) servirão para diagnosticar as capacidades da sua empresa, por exemplo, a quantidade de tempo que o seu negócio necessita durante a produção e entrega de um determinado produto. Nesse sentido, devemos criar premissas e testá-las, para assim descobrir, quais mudanças precisamos realizar no empreendimento. E, para finalizar, devemos utilizar a lista de tarefas para alcançar os marcos (metas) e testar as premissas.

6- ENCONTRE SEU NICHO

Nesse ponto, Guy promete ensinar, em um único slide, tudo o que um empreendedor precisa saber sobre marketing. Porém, ainda não jogue sua cópia do Kotler fora, afinal, nunca se sabe.

Para conseguir tal feito, Kawasaki utiliza em seu slide, dois eixos, sendo um vertical, responsável por representar a capacidade da sua empresa de entregar algo único, e um horizontal, represente do valor dado ao seu produto/serviço pelos seus consumidores. Nesse sentido, Guy divide a imagem projetada pelo monitor em 4 áreas, e enfatiza a necessidade de estarmos na melhor das posições ali expostas, em cima e a direita (com um produto/serviço único e de grande valor para o consumidor), porém, segundo ele, estar embaixo e a direita (com um produto/serviço de grande valor para o consumidor, mas que não é único)  não é ruim, o problema é que você terá que disputar sempre no preço, o que dá certo, quando o valor dado ao seu produto/serviço é realmente relevante e lucrativo. O lugar em cima e a esquerda (com um produto/serviço de baixo valor, porém único), segundo Kawasaki, é um setor de estúpidos, já que, quem ali está situado, encontra-se fazendo algo sem valor e sem concorrência. O grande problema de um empreendedor é quando ele se encontra embaixo e a esquerda (com um produto/serviço de baixo valor e que não é único), e nesse caso, existe um conselho rápido e prático: parte pra outra.

7- USE A REGRA 10/20/30

Essa regra, criada por Guy, é fruto de um enorme montante de reuniões de exibição. Kawasaki conta, que já participou de diversas apresentações de ideias propensas a investimentos financeiros, e conseguiu retirar delas, três números fundamentais, algarismos esses que devem ser utilizados durante qualquer exposição de ideia de negócio, o que não te impede de também usá-la nos trabalhos da faculdade. A regra busca trazer objetividade a uma apresentação, afirmando que essa deve conter no máximo 10 slides, durar no máximo 20 minutos, e conter uma fonte de no máximo 30. Assim, você conseguirá ser simples, claro e incisivo, o que somado a ideias realmente boas, resultam no investimento que você estava a procura, ou em uma nota 10 quem sabe.

8- CONTRATE OS INFECTADOS

Saiba que, para alcançar o topo, por mais diferenciado que seu cérebro seja, você vai precisar de algumas pessoas pra te ajudar a subir. Quanto mais alto você estiver na escada do sucesso, mais fácil é da sua escada tremer e você cair, portanto, contrate pessoas que possam segurar sua escada e mantê-la firme, pra que, assim, ela possa continuar crescendo e você possa continuar subindo. Contrate, portanto, pessoas infectadas por vontade e doentes por motivação. Saiba que tais enfermos sem cura, são bem difíceis de achar, porém, não tenha preguiça de procurá-los, porque contratar alguém B, ao invés de alguém A, é pedir para acordar um dia rodeado de Z’s.

9- ABAIXE AS BARREIRAS DE ADOÇÃO

Para tornar seu produto/serviço, um objetivo do público-alvo, é preciso abaixar as barreiras de adoção, diminuir os esforços despendidos, por parte do consumidor, na procura, compra e utilização da sua oferta. Para isso Kawasaki recomenda três ações:

  • DIMINUA A CURVA DE APRENDIZADO: Um bom exemplo de empresa que faz isso é a Apple, daqui a algum tempo as pessoas já saíram da barriga da mãe mexendo no iPad.
  • NÃO PEÇA PARA AS PESSOAS FAZEREM ALGO QUE VOCÊ NÃO FARIA
  • CONTRATE EVANGELISTAS: Pessoas que acreditam no seu produto/serviço, e que pretender mudar o mundo com ele.

10- VENDAS

Para finalizar, Guy busca passar três detalhes importantes sobre o que faz qualquer empresa girar, as vendas:

  • DEIXE CEM FLORES DESABROCHAREM: Se, no início do seu negócio, as pessoas erradas (segundo seu planejamento de nicho) estiverem comprando seu produto, não se desespere e pegue o dinheiro, algumas vezes o trem sai do trilho, mas depois ele volta.
  • DEIXE AS PESSOAS TESTAREM SEU PRODUTO: Se você quer ganhar a confiança de alguém, mostre primeiro que você confia nela.
  • DESCUBRA OS VERDADEIROS INFLUENCIADORES: Se envolva com pessoas que realmente influenciam uma empresa. Essas são as que mais trabalham, e vendem. E não se confunda, muitas vezes, segundo Guy, os mais influentes não estão em cargos elevados.

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