Como poupar dinheiro na compra de alimentos e mercearias?

1 de fevereiro de 2013

Sabe quanto é que gasta em média, semanalmente, nas compras com alimentos e mercearias? Tem ao menos uma ideia sobre o valor? Se não sabe, não entre em pânico porque não se encontra sozinha nesse barco.

Com a crise toda a gente quer começar a poupar dinheiro e, se fizer bem as contas, o dinheiro que gasta com comida é, habitualmente, uma quantia bastante elevada. Por vezes a questão que se coloca é que gasta dinheiro mesmo sem ter a cozinha cheia de alimentos caros. Por isso, a melhor coisa a fazer é começar a ver os talões de compras e ver onde é que pode fazer cortes ou adaptações. Aqui vão algumas ideias que pode utilizar:

Escolha um supermercado/hipermercado/loja mais barata

Se mudar para uma loja mais barata vai ver que pode poupar, e muito, nas suas compras. Perca tempo a ver as promoções ou descontos semanais, na loja ou nos panfletos/sms/e-mails publicitários que recebe, em vez de comprar tudo de uma vez.

Comece a utilizar produtos de marca branca

Toda a gente sabe que os produtos de marca branca, em detrimento dos produtos com marca, são muito mais baratos. Essa mudança vai reflectir-se imediatamente numa conta de supermercado mais baixa.

Utilize ingredientes alternativos, e/ou menos específicos, nas suas refeições

Veja o que costuma cozinhar. Será que não consegue comprar ingredientes mais simples, que possa utilizar para outros cozinhados, e obter o mesmo resultado final? Por exemplo, de fizer um esparguete à bolonhesa pode comprar um frasco já com o molho bolonhesa preparado. Mas se comprar um frasco de polpa de tomate, lhe juntar algumas ervas, cebolas, alhos, cogumelos, etc, vai conseguir fazer um excelente molho à bolonhesa e os ingredientes utilizados servem para qualquer outra refeição.

Seja um cozinheiro “engenhoso” e invente, ou reinvente, novos pratos

Pense nas receitas que utiliza para fazer as suas refeições e introduza-lhe novos ingredientes ou novos temperos. Aproveite os restos da refeição de ontem e faça pratos deliciosos. É tudo uma questão de imaginação e experimentação.
Experimente fazer os seus bolos ou sobremesas em casa em vez de as comprar já feitas. Vai ficar surpreso com os resultados finais.

Com estas dicas vai ver que as suas contas vão baixar, e muito! Encontre alternativas, utilize marcas de produtos diferentes (sem marca) e procure produtos e/ou ingredientes alternativos e vai conseguir fazer as suas refeições mais baratas do que seria capaz de fazer de outras formas. E o melhor disto tudo é que quase nem vai notar diferenças.

Fonte: http://www.portal-gestao.com
Imagem: www.call-construtora.com.br