Vários centros de lucro: uma chave segura para obter receitas

4 de fevereiro de 2013

Pode parecer que, mesmo depois de ter implementado um negócio de sucesso, nunca vai conseguir alcançar um fluxo constante de receitas seguras. Num típico negócio de moda, a venda de produtos durante alguns meses pode ser mais difícil (por vezes de forma significativa) do que noutros. Tal como muitos  outros empreendedores por conta-própria, após algumas tentativas-erro, provavelmente descobriu algumas táticas que funcionam.

Eu chamo isso de receita criativa para o sucesso. Tal como um cozinheiro utiliza a receita para criar o mesmo resultado vezes sem conta, também qualquer empreendedores o deve fazer. A sua receita de fazer dinheiro pode ser um anúncio que traz, consistentemente, clientes; uma reunião de networking que cria resultados, ou qualquer outro método. De facto, até pode ser que a razão porque o dinheiro é chamado de “massa” esteja relacionada com o facto de você fazer massa ao utilizar uma receita de negócios de confiança.

O problema, para a maior parte dos empreendedores com negócios em casa, é que eles aprendem uma boa receita, agarram-se a ela, executam-na e nunca se preocupam em descobrir outra. O empreendedor aprendeu apenas um método de fazer dinheiro. O problema com o facto de ter apenas uma fórmula de fazer dinheiro é que todos os negócios funcionam por ciclos. Mesmo a melhor receita não é 100% segura perante o ciclo natural de negócios.

Por exemplo, a Starbucks sabe que as vendas de café disparam no Inverno e caem no Verão. As lojas de gelados sabem que o ciclo dos seus negócios é exactamente o oposto. Não importa o quão bom um anúncio possa trazer pessoas no Verão, arranjar pessoas que comprem gelados em Janeiro não é tarefa fácil.

Assim que a experiência lhe tenha ensinado, muitas vezes de um modo difícil, qual é o ciclo do seu negócio, vai querer minimizar os seus efeitos no seu negócio. Uma das melhores maneiras para fazer isso é ter várias receitas, ou “múltiplos centros de receitas”, um termo que Bárbara Winter criou no seu livro, Making a Living Without a Job. A teoria é essencialmente isto:

Para um negócio ser bem sucedido a longo prazo, precisa de diversificar o seus rendimentos.

Pense numa pessoa que investe em acções. Ele investe apenas numa acção? Claro que não. Essa acção pode subir, mas também pode descer. Ter mais do que uma acção é uma protecção contra o ciclo de negócios. Ao ter várias acções, ele assegura que quando uma acção perde valor, a probabilidade de ele ser atingido financeiramente é remota. Os seus rendimentos são diversificados.

Como pequena empresa, o seu rendimento também deve ser diversificado. Existem duas maneiras de fazer isto. Pode criar uma nova “divisão” do seu negócio ou pode introduzir um novo produto.

Pensa na Amazon.com (a qual, nem a propósito, começou como um negócio em casa). A Amazon começou por vender livros. Em pouco tempo, estava a vender quase tudo. O fundador da Amazon, Jeff Bezos, sabia que as criar diferentes centros de receitas a Amazon tinha muito mais hipóteses de permanecer solvente. Quando as vendas de livros estão em baixa, a venda de CDs pode estar alta.

A Starbucks por outro lado, introduziu novos produtos. Sabendo que o seu negócio caía no Verão, começou a vender bebidas de café do tipo granizados. Isto era uma centro de receitas diferente do café quente, e reduzia o impacto da seu ciclo de negócios sazonal.

O advogado pode querer adicionar divórcios à sua prática de testamentos e sucessões. O fotógrafo pode adicionar retratos ao seu porfólio de casamentos. Um arquitecto pode querer adicionar inspecções a casas. A coisa mais importante é que os empreendedores por conta própria criem várias receitas, para que possam ter várias maneiras de fazer entrar dinheiro na conta bancária.

O sucesso deixa pistas. A Amazon e a Starbucks são duas das melhores empresas do mercado. Uma coisa que elas partilham é a compreensão de que múltiplos centros de receitas são elementos essenciais ao sucesso dos seus negócios. Ao terem feito esta diversificação cedo, elas garantiram que o dinheiro continuaria a entrar. É uma lição importante para qualquer empreendedor.

Fonte: http://www.portal-gestao.com
Imagem:  www.educalia.com.br