Crescimento do Comércio de Bairro

6 de fevereiro de 2013

O comércio, que antes era concentrado no Centro, agora também, avança para os bairros. Este é um processo de transição natural de cidades em desenvolvimento.

Comércio nos Bairros ganha força.
Nas fotos: Candeias, Patagônia e Alto Maron

Pode-se perceber o crescimento e o desenvolvimento de Vitória da Conquista de diversas maneiras, uma delas é a descentralização do comércio, ou seja, o comércio, que antes era concentrado no Centro, agora também, avança para os bairros, e este é um processo de transição natural de cidades em desenvolvimento.

O exemplo mais evidente é o comércio forte do Bairro Brasil que, com quatro agências bancárias e mais de 1.100 estabelecimentos comerciais (boa parte deles funcionando de domingo a domingo), atrai consumidores de diversos bairros de Conquista e região.

Outros bairros também estão seguindo esta tendência, como o Candeias, Alto Maron, Patagônia, Vila Serrana, Urbis VI…, locais onde o comércio tem crescido, se consolidado, contribuído para a geração de empregos e proporcionado mais comodidade aos seus moradores.

De acordo com a lojista do Alto Maron, Alane Rocha Caíres, o comércio de bairro oferece mais comodidade aos consumidores, pois estes não precisam se deslocar para fazer suas compras e, também, para os lojistas que buscam um ponto comercial mais ‘em conta’.

Segundo o corretor de imóveis, Pascoal Viana, todo o setor imobiliário da cidade está aquecido. No entanto, apesar do desenvolvimento do comércio nos bairros, os pontos comercias no Centro da cidade ainda são os mais procurados e, por isso, os mais caros. “O Centro é o coração de Conquista e este coração é caríssimo. Por exemplo, o metro quadrado de um ponto comercial na Olívia Flores [no bairro Candeias] custa em média de R$ 1.500 a 2 mil reais, e na Avenida Lauro de Freitas [no Centro] custa de R$ 6 mil a 10 mil reais. Mas, de um modo geral, os pontos comerciais na cidade estão bastante aquecidos tanto para comprar quanto para alugar”, revela Pascoal.

Leia também sobre a descentralização do comércio para os bairros Candeias, Alto Maron e Patagônia: 

Crescimento do Comércio: O Charme do Bairro Candeias

Crescimento do Comércio: O Potencial do Alto Maron

– Crescimento do Comércio: A variedade do comércio da Patagônia

 

Por Ascom CDL