O número de fãs e likes não representa o valor real de sua Fan Page

7 de fevereiro de 2013

A preocupação de muitas empresas em relação a seus negócios no Facebook é saber o número de fãs e likes de sua Fan Page. Isso é importante? Até certo ponto, pois demonstra se tal página está sendo realmente “curtida”. Porém, não se trata de um indicador direto de aumento de vendas.

O fato é que a real presença de uma companhia em uma rede social é a conquista de novos clientes e, é claro, o engajamento de seus fãs atuais. Porém, para que toda esta fidelidade aconteça, não basta ter uma página legal, é preciso ir além.

Pense em como você age quando está navegando no Facebook. Se está pensando em comprar uma bicicleta, as chances de olhar na página de um amigo que é entusiasta por ciclismo são altas, correto? Então, acaba por visualizar seus comentários em relação à bicicleta X e realiza a compra. Isso acontece porque se trata de um amigo e você confia nele.

Nós temos vínculos com pessoas com gostos similares aos nossos. Isso significa que nossas conexões sociais são as melhores fontes para novos negócios. Ou seja, o valor verdadadeiro de uma Fan Page é mostrar a identidade do seu produto e/ou serviço. Isso é feito através de mensagens espalhadas pelos seus clientes, que são realizadas naturalmente. É desta forma que você adquire mais fãs, que darão continuidade ao processo.

São pessoas que confiam em sua marca, que farão propaganda para sua companhia porque realmente a apreciam, ou porque leram a mensagem de um amigo sobre ela. Isso sim é engajamento. Como já disse aqui algumas vezes, não basta estar presente em uma rede social para acelerar seus vendas. São necessários bons planos de estratégia e marketing. O grande foco? Bem, em minha opinião, sempre o conteúdo, como neste caso.

Então, como fazer?

Você conseguirá atingir um público mais amplo para sua página por meio de seus fãs atuais.

De que maneira?

• Incentive interações através de conteúdo relevante e atrativo;
  • Promova concursos e testes (assim poderá conhecer melhor a personalidade de seus clientes, descobrindo fatos importantes, o que irá ajudá-lo na elaboração do conteúdo );
  • Peça para que eles postem fotos na página de sua empresa;
  • Crie concursos que propaguem a partilha social;
  • Forneça experiências visuais que realmente valham a pena ser compartilhadas;
  • Promova eventos interessantes.

Tudo isso junto, certamente, irá gerar interação. Da interação para o compartilhamento é um pulo. Assim, você conseguirá construir engamento real. O resultado? Mais clientes. Aposte!

Por: Carla Bordin
Fonte da imagem: Totalcom