As 20 cidades mais limpas do mundo

13 de fevereiro de 2013

Deixe de lado o efeito indesejado da folia de carnaval – a sujeira nas ruas e calçadas – e responda: de um a dez, que nota você daria para a limpeza de sua cidade no dia a dia? Veja destinos que não decepcionam nessa seara segundo pesquisa do TripAdvisor

size_590_Tokyo (4)1 – Tóquio

País: Japão

Pontuação de limpeza: 9.31

Tóquio é a cidade turística com as ruas e praças mais limpas e conservadas do mundo, segundo os votos dos viajantes que participaram da pesquisa do Trip Advisor. Por lá, lixo é um problema de todos os cidadãos, responsáveis por separar em casa os resíduos para reciclagem, que abrange mais de 10 categorias. Em alguns bairros de Tóquio, como Odaíba, a taxa de reaproveitamento de resíduos chega a 100%.

Fonte: Trip Advisor

2 – Singapura

País: Singapura

Pontuação de limpeza: 9.22

Dinâmica, segura, arrojada e, acima de tudo, impecavelmente limpa. A preocupação com o asseio de ruas e áreas comuns obedece uma gestão linha dura do lixo, que chega a proíbir (acredite) a venda de chiclete. Jogar bituca de cigarro no chão, então, pode rende multa de até 400 reais.

3 – Zurique

País: Suíça

Pontuação de limpeza: 8.91

Centro financeiro da Suíça, Zurique é a terceira cidade mais limpa do mundo, segundo a pesquisa do TripAdvisor. Mau comportamento nas ruas rende multa pesada, e nem é preciso ir longe na presepada – em Wallisellen, uma pequena comuna nos arredores de Zurique, cuspir na rua já é motivo de advertência.

4 – Viena

País: Áustria

Pontuação de limpeza: 8.7

Outra cidade que se destaca pelo asseio de suas ruas é Viena. Esse sucesso deve-se principalmente a uma gestão disciplinada do serviço de limpeza público urbano, além, claro, da conscientização dos cidadãos. A cidade, que é líder mundial em qualidade de vida, também investe pesado na reciclagem energética do lixo que produz.

5 – Estocolmo

País: Suécia

Pontuação de limpeza: 8.66

Destino de turistas de todo o mundo, Estocolmo é a quinta cidade mais limpa segundo o levantamento do TripAdvisor. Medidas claras e efetivas para redução da poluição sonora, um plano de proteção estabelecendo novos padrões de qualidade da água e um sistema inovador de gestão de resíduos garantiu à Estocolmo o título de capital verde da Europa, em 2010.

6- Dubai

País: Emirados Árabes Unidos

Pontuação de limpeza: 8.64

A sexta cidade que dá exemplo em limpeza de ruas e praças é a moderna Dubai. No começo de 2012, o governo municipal lançou um programa de fiscalização contra os maus hábitos nas ruas. Como resultado, quem é visto jogando chiclete, cigarro e lixo na rua é multado. A ação conta com cerca de 800 agentes fiscalizadores.

7 – Dubrovnik

País: Croácia

Pontuação de limpeza: 8.64

A cidade de Dubrovnik, no sul da Croácia, é a sétima mais limpa do mundo segundo a pesquisa feita pelo Trip Advisor. Em junho deste ano, a cidade vai sediar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável de Sistemas de Energia, Água e Meio Ambiente, dedicada à melhoria e disseminação do conhecimento sobre métodos, políticas e tecnologias para aumentar a sustentabilidade.

Veja mais cidades aqui.

 

Por