As contribuições das Relações Públicas ao Pequeno Empreendedor

15 de fevereiro de 2013

thumb

Empreendedorismo é uma atividade extensa e exige do profissional algumas potencialidades para alcançar o sucesso: boa comunicação, organização, negociação, saber administrar, sinergia com as equipes de trabalho entre outras. E quando pensamos no tema é inevitável não destacar a importância do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Instituto Endeavor, do programa Pequenas Empresas e Grandes Negócios, entre outros órgãos e entidades que auxiliam o empreendedor em sua formação teórica, prática e no planejamento empresarial.

O Planejamento é essencial para quaisquer esferas da vida. Seja para casar, trabalhar ou viajar, o ser humano precisa planejar e delimitar metas e objetivos a serem alcançados a fim de evitar transtornos. E com as empresas não é diferente. Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2011, constatou-se que ainda 26,9% das empresas não conseguem sobreviver nos primeiros anos de existência. Dentre os motivos, destacaram-se o mau planejamento realizado no processo de abertura da empresa, mau gerenciamento do negócio e pouco conhecimento na área de atuação.
Infelizmente, trata-se da cegueira cultural criada pelos pequenos empresários de que, o feeling e tino comercial, são fatores suficientes para dirigir um negócio e que a preocupação com as estratégias são desnecessárias. Ou seja, para muitos, estratégia é perda de tempo.

No entanto, ao longo da minha trajetória no comércio, percebi que, além do planejamento, muitos erros de Gestão de pequenas empresas podem ser sanados por meio das Relações Públicas, pois há alguns anos a comunicação se tornou peça fundamental nos processos administrativos. Se a organização é uma associação de homens e uma coordenação de esforços, as Relações Públicas, pensada estrategicamente, tem um papel importante nesse processo.
Segundo Kunsh (1998, p.36), Relações Públicas é:

“(…) Administrar estrategicamente, nas organizações, a comunicação com diferentes públicos envolvidos (empregados, consumidores, imprensa, poderes públicos, acionistas, fornecedores), por meio de um projeto global e com definição de políticas, é tarefa da área de Relações Públicas. (…) O planejamento de relações públicas tem que estar aliado ao planejamento estratégico, corroborando a missão, os valores, os objetivos, as metas e as políticas organizacionais traçadas (…)”.

Para ajudar a compreensão do leitor da importância das Relações Públicas na gestão empresarial, exemplificarei algumas áreas de comunicação com questionamentos e ações que podem acontecer no cotidiano de uma pequena organização:

– Comunicação com o governo: Como está meu relacionamento com os órgãos públicos nas esferas municipal, estadual e federal? E os específicos de cada área?
– Comunicação interna: Informo os funcionários a respeito das mudanças no setor? Há na empresa alguma política de benefícios ou motivação dos funcionários?
– Comunicação com a mídia: Se acontecer algum acidente com colaborador, estou preparado psicologicamente para receber uma TV Record ou Bandeirantes e conceder uma entrevista? O que vou falar a imprensa? Sou associado em alguma entidade de classe? Essa entidade poderá me auxiliar?
– Comunicação de risco e de crise: Estou bem assessorado juridicamente para enfrentar uma situação de crise?
– Propaganda corporativa: O que estou fazendo no âmbito promocional? Estou conectado ao mundo? Procuro informar aos clientes das promoções e novidades do setor?
– Relação com os investidores: Tenho bom relacionamento com instituições financeiras?
– Responsabilidade social e ambiental: Como é o descarte de lixo do meu negócio? Contribuo com alguma entidade social? Como promovo essas ações?
– Visão, identidade, imagem e reputação corporativa: De que modo os clientes e fornecedores veem meu negócio? Sou claro nos objetivos, missão, visão de futuro e valores organizacionais? Como está o retorno de imagem da minha empresa?

Saber utilizar adequadamente as Relações Públicas traz benefícios às empresas e a sociedade em geral. Se as pequenas empresas são responsáveis por boa parte da produção nacional e pela geração de empregos, o pequeno empreendedor deve estar atento ao ambiente no qual ele está inserido e estabelecer ações de Relações Públicas, a fim de agregar vantagem competitiva ao negócio. Portanto, o casamento entre o planejamento empresarial e Relações Públicas aumenta consideravelmente as chances de sobrevivência das pequenas empresas.

Por fim, gostaria de compartilhar uma frase de impacto que minha ex-professora da graduação proferiu em sala de aula: “A maior ferramenta de comunicação que existe no mundo é o diálogo”. Se as Relações Públicas exige daquele que a pratica ações simples, a comunicação verbal é uma ferramenta que pode auxiliar o pequeno empresário na gestão do negócio. E aquele que é consciente sabe o que estou falando.

Por Rafael Souza Coelho