A Imagem da Empresa

18 de fevereiro de 2013

timthumbLedo engano ao se pensar que a imagem de uma organização é sentida pelo cliente na embalagem ou logomarca dos produtos e/ou serviços oferecidos. Pode-se dizer que o início desta concepção surge muito antes, sendo ela, notada por todos os stakeholders. Lembre-se, a imagem criada de uma empresa é equiparada a de um cidadão comum, geralmente a primeira impressão é a que fica. Uma vez causada má impressão, o caminho para a inversão do pensamento torna-se muito difícil, senão, impossível. A seguir os principais canais por onde a imagem é sentida e definida:

Para a Comunidade: Responsabilidade sócio-ambiental e posição perante a mídia e ao mercado.

Para os Investidores:
 Responsabilidade sócio-ambiental, saúde financeira, aceitação dos produtos e/ou serviços e posição perante a mídia e ao mercado.

Para os Fornecedores:
 Área da recepção, colaboradores de compras, gerência, cartões de visita, websites, domínios na internet, cumprimento de prazos, instalações e posição perante a mídia e ao mercado.

Para os Colaboradores:
 Plano de carreira, remuneração, benefícios, gerência, ambiente de trabalho, participação dentro dos processos, ferramentas de trabalho, instalações, colaboradores e posição perante a mídia e ao mercado.

Para os Clientes:
 Responsabilidade sócio-ambiental, área da recepção, colaboradores de vendas, aceitação e qualidade dos produtos e/ou serviços, premiações, promoções, eficiência do SAC, suporte, websites, domínios na internet, logística e distribuição, agilidade e facilidade na compra, cumprimento de prazos, entregas, instalações e posição perante a mídia e ao mercado.

Sendo assim, faz-se crucial que toda organização cuide da imagem que é transmitida para todos aqueles que estão diretamente ou indiretamente envolvidos com ela. Portanto, cinco pontos podem ser destacados na busca pela manutenção e melhoria da imagem empresarial:

1. Foco no objetivo do negócio, ou seja, no cliente final.
2. Que imagem a empresa quer transmitir para cada grupo de stakeholders?
3. Pense como eles. Coloque-se no lugar dos stakeholders e pense em quais seriam suas expectativas e o que esperaria da empresa em questão.
4. Observe-os. Que atributos a organização deve transmitir para atender às necessidades de cada grupo destakeholders? Que fatores ajudam ou dificultam para se conseguir apoio e participação? Os mesmos estão satisfeitos com a atuação da empresa?
5. Pergunte a eles. Comunicação em qualquer situação é sempre uma boa forma, não só de buscar por críticas construtivas, mas também, para fazer florescer o clima de ser ouvido e respeitado. Grande ferramenta para identificar anomalias, soluções e oportunidades.

Para finalizar, parodiando uma famosa frase: O importante é ser, e não, parecer ser.

Por: Ismael Soares Cano
Disponível em: