O que esperar para 10 setores da economia brasileira em 2013

19 de fevereiro de 2013

Após um ano de “pibinho”, veja quais setores devem se recuperar em 2013

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O resultado oficial do produto interno bruto (PIB) de 2012 será divulgado apenas em março, mas as perspectivas indicam um crescimento muito baixo na economia brasileira, próximo a 1%.

Para 2013, o ano deve ser de leve recuperação, mas ainda longe de registrar uma expansão econômica robusta. Após várias quedas consecutivas nas expectativas, o Boletim Focus mais recente projeta uma alta de 3,08% no PIB deste ano.

Diante desse cenário, alguns setores acabam sendo os mais afetados. Outros, porém, conseguem ignorar o “pibinho” e apontam boas perspectivas para o ano.

Confira a seguir as projeções, oportunidades e desafios para dez setores da economia brasileira em 2013.

Automóveis

No setor automotivo, os holofotes estão no fim da redução de IPI. “A tendência é o mercado ficar estagnado em relação a 2012, que foi um ano de muito crescimento”, disse Milad Kalume Neto, da consultoria Jato Dynamics, que prevê elevação de cerca de 2% nas vendas em 2013.

O número deve vir apesar do bom resultado de janeiro, quando as vendas foram recorde para o mês. Esse efeito, explica Neto, acontece pela venda de estoques.

A estimativa da Tendências Consultoria para as vendas de veículos leves em 2013 é de crescimento de 3,2%. A produção deve crescer 7,4%. A expectativa de aumento da produção maior que o das vendas deve-se, principalmente, a uma reposição de estoques, que diminuíram em 2012.

Outros fatores que devem contribuir são a demanda interna que segue aquecida, a melhora – mesmo que ligeira – nas exportações e a contínua redução das importações, segundo Rodrigo Baggi, analista de setor automotivo da Tendências Consultoria.

O efeito do fim da redução do IPI vai se acomodar ao longo do ano, segundo Baggi. “O fator de risco do ponto de vista da demanda das vendas, se existe, está na parte de crédito [com forte inadimplência durante 2012]. Mas acreditamos que isso pode não atrapalhar”, disse.

Já no campo dos comerciais pesados, há a expectativa de um crescimento de 15% em relação a 2012, segundo Neto. “O segmento é beneficiado pela comparação com 2012, um ano perdido” afirmou. No ano passado, o segmento sofreu com as vendas antecipadas no final de 2011 e com a adoção da Norma Euro 5 (determinação de redução na emissão de poluentes).

A Tendências Consultoria projeta um crescimento de 21% na venda de caminhões em 2013 e de 6,6% na de ônibus. O cenário positivo de emprego e renda no país é o grande motor da demanda do setor, segundo Baggi, além disso, há alguns projetos de investimentos em logística que estimulam a demanda.

Desafios

O aumento da gasolina teria naturalmente algum impacto nas vendas, segundo Baggi, mas o efeito de queda real de preço do automóvel atrelado a um cenário positivo de renda e emprego pode neutralizar esse impacto.

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Fonte: Exame
Imagem: Google – geconomy