Brasileiros preferem o parcelamento na hora das compras

20 de fevereiro de 2013

Por causa dos incentivos, a compra de eletrodomésticos ultrapassou a de roupas. De cada 10 pessoas que compraram parcelado, só uma atrasou

eletro_jornalbomdiabrasilAs vendas no comércio tiveram queda de 5% em dezembro, de acordo com a pesquisa do IBGE. Mas no ano todo, as vendas subiram 8,4%. Um estudo da Fecomércio mostra que os consumidores estão preferindo o parcelamento na hora de comprar, e tem cada vez mais gente pronta para sacar o cartão de crédito.

Em dezembro do ano passado, 27% das pessoas entrevistadas disseram que usaram o cartão para parcelar as compras. No mês seguinte, o número pulou para 37%.

Mas ainda tem muita gente sem conta bancária e, por isso, sem acesso ao crédito oficial. Por isso, o grande campeão dos parcelamentos ainda é o velho carnê. E o que será que as pessoas compraram a prazo?

A pesquisa revela o que já era esperado: aumentou o consumo de bens que tiveram IPI reduzido, como automóveis e eletrodomésticos. E mais: as pessoas compraram, parcelaram e pagaram em dia.

Por causa dos incentivos, pela primeira vez desde janeiro de 2010, o endividamento para a compra de eletrodomésticos ultrapassou o para a compra de roupas. E de cada 10 pessoas que compraram parcelado, só uma chegou em janeiro com alguma prestação em atraso.

Um homem comprou um ar condicionado no ano passado e já está de olho em um aparelho de som novo. Mas sem exageros. “A gente tem que ser comedido naquilo que pode gastar”, afirma.

Já uma mulher está querendo dar ares novos para a cozinha. Procura um fogão, e tem que ser especial. “Neste momento estou procurando um eletrodoméstico da marca mais barata”.

Para o economista da Fecomércio, os números da pesquisa dão um recado importante para quem quiser ouvir: “A pesquisa mostra que os impostos no Brasil são. Você tem uma parcela, mas a maioria tendo o incentivo”.

Fonte: G1 – Jornal Bom Dia Brasil