Já abordamos algumas vezes, porque existe a evasão de clientes para a concorrência. Hoje, iremos comentar o que fazer para evitar que isto aconteça.
Você já deve ter ouvido falar em fidelização do Cliente, bem como em sua importância. No entanto, faço- lhe uma pergunta: O que você tem feito para surpreender seus Clientes e torná-los fiéis? Nada, pouco ou, quase nada? É assim que a concorrência deseja que continue.
Lembre-se de que devido à grande oferta de produtos e serviços é necessário que seus Clientes percebam claramente que comprar de sua empresa é bom para elas. Eles precisam saber que quando comprarem de sua empresa estarão ganhando alguma coisa.
É fundamental que sua empresa pare de fazer apenas o basicão e comece a fazer algo diferente. Algo que agregue real valor a seus Clientes. A palavra-chave aqui é INOVAR – SEMPRE!
No entanto, alguns perguntam a quem deve beneficiar um programa de fidelização?
Darei algumas sugestões.
Comece pelos 20% responsáveis pelos 80% do seu faturamento. Veja algumas idéias:
1. Mala direta custa caro e quase sempre acaba no lixo. Hoje em dia essa ação vem sendo questionada por especialistas. São impessoais e genéricas. Avalie sempre.
2. Crie algo personalizado, exclusivo, que fale direta e exclusivamente àquele Cliente. ALGO INOVADOR.
Por exemplo, você já pensou em enviar um agradecimento, escrito de seu próprio punho. Na era digital, achamos que cartas manuscritas estão fora de moda. No entanto, que rasga uma carta sem antes abri-la? Porém, quantos e-mails deletamos, às vezes, sem mesmo ver os títulos? Note o que disse a escritora Wanda Loskot sobre essa ação tão oportuna:
“Bastam três minutos para escrever um bilhete, dobrá-lo, colocá-lo no envelope e enviá-lo pelo correio, mas a força desse gesto é impressionante.”
Seguindo esta linha de raciocínio sobre como podemos surpreender o Cliente, Norman Vincent Peale comenta:
“O sentido de enviarmos bilhetes manuscritos capazes de inspirar as pessoas é simplesmente animá-la, pois existe muita gente especializada em derrubar o astral dos outros.”
3. Ao enviar um e-mail, certifique-se de que sua mensagem agregue valor ao seu Cliente. Algo que ele possa usar a fim de melhorar sua empresa ou mesmo seu crescimento pessoal. Pare de enviar e-mails comerciais como as famosas promoções, preços baixos etc. Vai tudo para a lixeira eletrônica.
4. Por que não o surpreende com um par de entradas para uma final de um campeonato? Talvez um par de ingressos para uma peça de teatro. Tente algo diferente, que ficará na mente do seu Cliente por algum tempo, quem sabe até para sempre.
5. Outro exemplo: escolha uma data importante para seus Clientes mais importantes. Depois, envie um convite para irem ao seu estabelecimento. Diga-lhe que neste dia ele terá um brinde no valor X, para que ele possa comprar o que quiser. Neste dia, realize um workshop em sua loja, se houver espaço. O objetivo é mostrar que você está investindo no estreitamento do relacionamento. Mostre que você aprecia a sua visita e deixe-o se sentir em casa.
Lembre-se de que estas estratégias são para aproximar você de seu Cliente. Caso consiga vender alguma coisa, ótimo. Caso contrário, não desanime. A sedimentação para o bom relacionamento foi lançada.
Bem, essas são algumas dicas, espero que sejam úteis em sua busca ao encantamento de Clientes.
Fonte: www.programacases.com.br