Estudo mostra as tendências do setor de beleza

26 de fevereiro de 2013

Relatório divulgado nesta segunda-feira (25/2) pelo Euromonitor International avalia o mercado brasileiro e aponta os nichos mais lucrativos

0,,69813864,00Esmaltes coloridos, produtos para o cabelo e lojas especializadas em cosméticos estão em evidência no Brasil – e podem render negócios lucrativos. Esse é o panorama traçado pelo relatório de tendências do setor de beleza divulgado hoje (25/2) pelo instituto de pesquisas Euromonitor International.

O estudo avalia o mercado de 14 países da América do Norte e do Sul e aponta um mercado dinâmico, com bom potencial de crescimento – especialmente entre os consumidores de renda média, que lideram o crescimento do consumo no Brasil e no Peru. Confira, abaixo, as principais conclusões sobre o mercado brasileiro e que nichos são considerados promissores no setor de beleza e cuidados pessoais.

Foco nos cabelos
Cosméticos como xampus, condicionadores, cremes de tratamento e cosméticos pós-lavagem dos cabelos seguem sendo os campeões de venda do setor de beleza no Brasil. Como o consumo per capita desses itens ainda é baixo no país, o estudo aponta boa oportunidade de expansão em curto prazo para quem investir nesse nicho. A recente chegada de marcas profissionais como TRESemmé (Unilever) e Wella (Procter & Gamble) aumenta ainda mais o interesse do público devido ao peso de suas campanhas publicitárias.

Nichos lucrativos…
Cosméticos coloridos – como batons e esmaltes vibrantes – , produtos para o barbear e para higiene bucal são os nichos que devem ter o crescimento mais dinâmico em valor de vendas, graças a novos produtos e à percepção de valor agregado.

… e em declínio
Por outro lado, a categoria de itens de banho segue registrando o maior declínio de volume de vendas devido à queda em sua maior subcategoria, a de sabonetes sólidos, aponta o estudo.

Nova classe média
A consultoria vê um cenário econômico positivo para o setor no Brasil. O aumento do salário mínimo, os programas de redistribuição de renda e as altas taxas de emprego colocam em evidência uma emergente classe média, interessada em beleza e cuidados pessoais.

Blitz de propaganda
Para atingir esse público, as empresas do setor de beleza investem em propaganda de massa, especialmente na televisão e em meios impressos. L’Oréal, Natura, Procter & Gamble e Unilever aumentaram de maneira significativa seus investimentos em publicidade no ano passado, segundo o estudo.

A força da loja
Enquanto revendedores de produtos evoluíram com moderação em 2012, varejistas especializados em beleza devem crescer bastante neste ano. A Sephora inaugurou sua primeira loja no país em abril passado, e o Grupo Boticário aposta na loja Beauty Box para vender cosméticos nacionais e importados. Em outros países latino-americanos, farmácias e hipermercados buscam alcançar os consumidores atendidos por revendedores diretos

Por Bruna Martins Fontes
Disponível em: http://revistapegn.globo.com