Segundo especialistas, as empresas perdem anualmente uma média 15% de sua carteira de clientes. Por isso, talvez, se dê tanta ênfase á prospecção. – Philip Kotler Marketing de A a Z
Você sabe por que seus clientes lhe abandonam? Para facilitar as coisas, as repostas são as seguintes:
1% por falecimento
3% por mudança
5% influência de amigos
9% por ação da concorrência
14% por insatisfação com seus produtos
68% por atendimento deficiente
– O Excepcional atendimento ao Cliente- Lisa Ford/David McNair/Bill Perry
Como pôde notar, sessenta e oito por cento dão no pé por alguma coisa relacionada ao seu atendimento.
Isso quer dizer que reter os clientes, e impedir que eles migrem para o concorrente, está em suas mãos e é possível fazê-lo.
O custo em manter os clientes é muito menor do que ir à busca de novos.
Em vista do mencionado, o que você está fazendo quanto ao seu atendimento? Seus clientes percebem que o atendimento é uma preocupação constante no seu negócio?
Lembre-se que clientes satisfeitos, são seus melhores vendedores.
Por Fernando Fernandes
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