O que fazer para evitar que seus clientes abandonem sua empresa?

26 de fevereiro de 2013

thumb (1)Segundo especialistas, as empresas perdem anualmente uma média 15% de sua carteira de clientes. Por isso, talvez, se dê tanta ênfase á prospecção. – Philip Kotler – Marketing de A a Z

Você sabe por que seus clientes lhe abandonam? Para facilitar as coisas, as repostas são as seguintes:
1% por falecimento

3% por mudança

5% influência de amigos

9% por ação da concorrência

14% por insatisfação com seus produtos

68% por atendimento deficiente

– O Excepcional atendimento ao Cliente- Lisa Ford/David McNair/Bill Perry

Como pôde notar, sessenta e oito por cento dão no pé por alguma coisa relacionada ao seu atendimento.

Isso quer dizer que reter os clientes, e impedir que eles migrem para o concorrente, está em suas mãos e é possível fazê-lo.

O custo em manter os clientes é muito menor do que ir à busca de novos.

Em vista do mencionado, o que você está fazendo quanto ao seu atendimento? Seus clientes percebem que o atendimento é uma preocupação constante no seu negócio?

Lembre-se que clientes satisfeitos, são seus melhores vendedores.

Por Fernando Fernandes
Disponível em: http://www.programacases.com.br