Ambiente bom, rendimento melhor!

28 de fevereiro de 2013

relacoes-como-gerar-um-bom-clima-no-ambiente-de-trabalho-br

Antes de começar a ler essa matéria olhe em volta……o que você está vendo? Seu escritório ainda é daqueles com móveis todos misturados e que nunca ouviram falar em ergonomia?

As cortinas estão gastas, o ar condicionado não funcionava direito antes de ser desligado para economizar energia elétrica?

Ou então você está em um prédio moderno, mas onde os funcionários ficam “presos” em seus cubículos acinzentados (ou áreas de trabalho), sem comunicação que não seja via computador?

Mesmo já estando no século 21, muitos ambientes de trabalho ainda estão presos a regras e projetos de um longínquo século 20. De uns anos para cá vem-se percebendo que o local de trabalho, ou seja, onde as pessoas passam a maior parte de seu tempo, influencia muito na qualidade de vida e na produtividade dos funcionários.

Espaços mal organizados ou poluídos inibem a satisfação e afetam a capacidade criativa dos profissionais que fazem parte dele e felizmente parece que muitas empresas não vão esperar pelo próximo século para mudar de atitude.

Dados de uma pesquisa da Sociedade Americana de Designers de Interiores (American Society of Interior Designers) mostra que ter um ambiente de trabalho satisfatório é a terceira maior preocupação dos funcionários (21%), logo depois de benefícios (22%) e bons salário (62%). Mais de 73% dos entrevistados disseram estar infelizes com seu ambiente de trabalho.

As reclamações mais comuns entre os funcionários são a falta de iluminação nos escritórios, mesas e cadeiras não ergonômicas, salas muito abafadas ou muito frias, falta de janelas que proporcionem ventilação e luz natural e a falta de oportunidade de deixar suas áreas de trabalho mais personalizadas, com fotos, flores, etc.

O Laboratório Canonne, fabricante das pastilhas Valda, apostou nessa idéia. Com o objetivo de reduzir o stress e aumentar a produtividade dos funcionários, a empresa implantou aulas de ginástica e meditação, e também desenvolveu um projeto arquitetônico repleto de áreas verdes e salas com decoração simples e muito vidro para a entrada de luz natural (ótima pedida em tempos de apagão!).

Percebendo isso, diversas empresas no mundo todo deixaram de investir um pouco no embelezamento de suas fachadas e saguões para se preocupar mais com o bem-estar de seus funcionários. A maior mudança fica por conta dos móveis, que devem facilitar o trabalho em equipe, ao mesmo tempo que dão um pouco de privacidade quando necessário.Espaços de lazer também estão sendo aos poucos implantados nos locais de trabalho. Salas de descanso, salas de café e recreação e até salas de ginástica.

Um bom exemplo disso é a Natura, que investiu cerca de R$ 205 milhões em um projeto arquitetônico que reflete suas crenças e valores corporativos.Lembrando pouco uma fábrica convencional, o espaço foi planejado para que todas as áreas atuem de forma harmônica, promovendo a integração e o conforto no ambiente de trabalho. No projeto de Roberto Loeb, a construção com paredes de vidro permite que os funcionários trabalhem apreciando a região, formada por colinas e áreas verdes.

A palavra de ordem hoje em muitos escritórios é dar ao funcionários tudo aquilo que ele precisa para se tornar mais produtivo e, conseqüentemente, tornar a empresa mais competitiva no mercado. Afinal, ninguém sai de casa para fazer um trabalho ruim e se as pessoas podem ser mais produtivas com mudanças desse tipo, porque não dar um empurrãozinho?

Por Daniele Aronque

Imagem: lucianoloiola.blogspot.com