O Facebook, definitivamente, virou febre no Brasil. Isso é comprovado pela notícia recente de que, segundo dados do Alexa, o Facebookultrapassou o Orkut em acessos, desbancando a até então rede social mais acessada do Brasil. Com o intuito de aproveitar a febre e se aproximar das pessoas, muitas empresas, por desconhecerem como funciona o Facebook para o uso empresarial, tentam colocar seus pés no Facebook e já começam com um erro: criam um perfil. Neste artigo vamos explicar porque você deve criar uma página ou Fan Page, ao invés de um perfil:
Barreiras legais
O Facebook deixa claro em seus termos de serviço que cada um pode ter um único perfil e que este deve ter caráter pessoal. Isso quer dizer que qualquer perfil de empresa está ferindo os termos de serviço e, portanto, pode ser removido a qualquer momento. Com certeza não seria nada legal para suaempresa trabalhar conquistando uma base de amigos e depois perder isso.
Limite de conexões
Os perfis possuem um limite máximo de 5000 amigos. Sabemos que 5000 não é um número baixo, mas também não é nada impossível alcançá-lo. As páginas de empresas (fan pages) não possuem nenhuma restrição no número de fãs.
Uso de mensagens
Utilizando um perfil pessoal, você pode enviar uma mensagem para 20 amigos no máximo. Dessa forma, seria um processo bem trabalhoso separar lotes e enviar uma mensagem para toda a sua base de contatos. Já com uma fan page, não existe esse limite. Você pode enviar uma mensagem para todos os fãs de uma só vez.
Customização
Apenas a fan page permite que você edite abas com o conteúdo que quiser. É possível colocar fotos, vídeos, fóruns de discussão, informações sobre produtos específicos, eventos e avaliações de usuários. Além disso tudo, ainda é possível criar um aplicativo próprio caso você precise de alguma funcionalidade não oferecida.
Análise de dados
Uma página de fãs oferece a opção de relatório, que apresenta dados demográficos (idade e sexo dos fãs) e a repercussão da página (quantas pessoas visitaram, quais os posts mais comentados, quantas fotos e vídeos foram vistos). Todas essas informações são inacessíveis para quem tem apenas um perfil.
O contraponto: a solicitação de amizade
Uma das reclamações que já ouvi de quem optou pelo perfil ao invés da página é que com o perfil é possível solicitar a amizade, enquanto com a página não é possível fazer nada a não ser esperar que o usuário clique em “curtir”. De fato isso acontece, mas colocados todos os outros benefícios de uma fan page, acaba não valendo a pena manter o perfil.
É possível tentar criar outras formas de alavancar o número de fãs e driblar um pouco esse problema. Uma delas é criando promoções e sorteios. Outra forma de atrair mais gente é utilizando-se da função de compartilhar, no canto esquerdo da página. Você pode divulgar no mural ou mesmo enviar mensagens para seus contatos, fazendo a indicação.
Nenhuma dessas formas é equivalente a solicitar a amizade, mas sem dúvida valem mais a pena que correr o risco de perder a conta, ter número limitado de amigos, mensagens limitadas, página padrão e nenhuma ferramenta de análise de dados, que é o caso do perfil.
Como converter um perfil em página
Se você foi uma das pessoas que cometeu esse erro na sua empresa e agora se convenceu que o melhor é ter uma página, não há motivos para se desesperar. O Facebook criou uma ferramenta que converte perfis em páginas de fãs. Dessa forma, todas as pessoas que eram “amigas” do seu perfil tornam-se “fãs” e seu trabalho em conquistar essa base não é desperdiçado.
Uma boa maneira de evitar esse e outros erros é fazer um curso de Facebook. O uso empresarial do Facebook é bem mais sofisticado do que o pessoal, e sua empresa não pode correr o risco de ter sua imagem prejudicada pela condução inadequada do processo de inserção nas mídias sociais.
Fonte: http://www.empreendedoronline.net.br