Dores nas Mãos e nos Pulsos

4 de março de 2013

Aqueles que trabalham durante horas no computador, já sentiram aquele inchaço, incomodo ou dor nas mãos e no pulso que custa para melhorar.dores-nas-maos-e-nos-pulsos
Existem algumas doenças que afetam esses lugares pelo fato do excessivo uso deles. Vamos então alertar você leitora duas doenças mais conhecidas que aparecem com freqüência nas pessoas:

Osteoartrite: Esse problema aparece com freqüência em mulheres com mais de 50 anos, e pode-se dizer que é um desgaste da cartilagem que recobre os ossos das mãos. A osteoartrite pode ser passa de geração para geração principalmente entre as mulheres.
Os principais sintomas da Osteoartrite são a dor, inchaço, rigidez e imobilidade.
Sem uma cura exata, o uso de antiflamatórios geralmente melhora a dor por um período de tempo, mas não acaba com ela.

Síndrome do túnel carpal: Esta patologia aparece em mulheres na pós – menopausa ou pelo uso excessivo da mão.
Ocorre o estreitamento do túnel do Carpo onde irá passar o nervo responsável pela sensação e movimentação dos dedos (nervo mediano).
Os principais sintomas da Síndrome do túnel carpal são: Formigamento, dor nos pulsos e na mão, falta de coordenação motora com os dedos, etc.

De começo é recomendável usar bolsa de gelo nos pulos e dedos para diminuir o inchaço, antiflamatórios e quando a doença se agrava um especialista no assunto pode até oferecer uma cirurgia de retirada da mão, mas isso depende do caso e da gravidade. De qualquer forma o melhor a fazer é de começo procurar ajuda médica.

Então você que trabalha horas e horas usando suas mãos e pulsos, cuidado, tira um tempo para o descanso dessas partes do corpo e qualquer coisa diferente procure ajuda médica!

Síndrome do Túnel do Carpo Causado Pelo uso Excessivo do Computador

Quem trabalha de secretaria ou qualquer outra profissão que usa frequentemente o computador, sabe que essa tecnologia é algo adorável, que nos ajuda até mesmo nas piores situações. Nos da dica, tem suas diversões, auxilia no trabalho entre outras vantagens que ele proporciona. Mas seu uso excessivo assim como de qualquer outra coisa pode trazer desvantagens e até mesmo sérios problemas de saúde principalmente se for usado de maneira incorreta.

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma dessas doenças que pode ser confundida com uma tendinite ou até mesmo com uma tenossinovite.

É uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano). Ele fica submetido a compressão e já esta sendo detectada em mulheres com a faixa etária de trinta e cinco a sessenta anos. Mas ocorre também em homens e pode ocorrer também em demais idade.

Que possui essa doença reclama principalmente dos sintomas de dormência e formigamento das mãos. Ocorre principalmente no período noturno, pois você passou todo o dia trabalhando com elas e como consequência a noite vem às complicações.

Para algumas pessoas, o problema se resolve ao se colocar a mão em agua quente ou movimentá-las. E como são sintomas comuns, pode ser confundido como disse anteriormente com outros problemas e tardando seu diagnostico através de exames a situação acaba piorando.

Em alguns casos a compressão desse nervo se deve ao estreitamento de seu canal devido a alguma inflamação crônica de algum tendão localizado também neste mesmo canal. Em outros casos pode haver alguma doença envolvendo esse mesmo nervo, mas isso são casos raros de ocorrer.

Para se diagnosticar a Síndrome do Túnel do Carpo basta observar a eletroneuromiografia além dos estudos dos sintomas, já que o paciente chega reclamando de sintomas típicos da doença e devido ao uso excessivo da região do punho para utilizar o computador, o diagnostico já esta quase todo fechado.

Dependendo do grau da doença o tratamento da Síndrome do Túnel do Carpo pode ser feito através de imobilização do punho, fisioterapia e remédios antiflamatórios, isso irá depender do que o seu médico achar necessário.
De imediato você irá se afastar um pouco do computador, pois mesmo com o tratamento, se forçar o nervo para continuar fazendo atividade ainda mais repetitiva não irá resolver nada.

Por isso trabalhe danos pequenos intervalos na frente do computador, nesses intervalos faça uma pequena serie de exercícios com as mãos e tente relaxar, ouvindo uma musica ou vendo algo que lhe agrade. Assim você evita sofrer desse mal e ainda alivia o estresse do cotidiano.

Fonte:  http://www.mulheresdicas.com