Mercado de cafeterias cresce e conquista consumidores

7 de março de 2013

Dentro dos shoppings ou fora deles, os novos modelos de cafeteria contam com ambientes cada vez mais diversificados para aquele cafezinho, alimento que cai bem a qualquer hora

Cafeterias estão em alta, seja em shoppings, vias públicas e até dentro de livrarias
Cafeterias estão em alta, seja em shoppings, vias públicas e até dentro de livrarias

Em Uberlândia, seguindo uma tendência do mercado nacional, as cafeterias têm conquistado cada vez mais espaço e o gosto do consumidor, o que tem provocado novos investimentos no segmento.  A empresária Rita Oliveira, por exemplo, investiu recentemente em uma franquia do tradicional Fran’s Café, sendo a primeira loja da rede na região, localizada no Village Altamira Shopping. Para ela, o conceito do Fran’s Café veio ao encontro do que desejava. “Trabalhar com café é muito prazeroso. Sempre quis abrir um negócio que aliasse o prazer ao financeiro, escolhi então o ramo de cafeterias. Somos os maiores produtores e o segundo maior consumidor, por isso é vantajoso investir”, conta Rita.
A Abic estima que existam hoje no Brasil 3.500 cafeterias, por onde escoou parte dos 19,1 milhões de sacas consumidas pela população, segundo balanço de 2010. Esse total consumido equivale a cerca de 80 litros do produto final por cidadão, de acordo com a associação. O consumo de café fora de casa aumentou 300% de 2003 a 2010, e o de grãos especiais, chamado de café gourmet, também teve destaque. Cresceu nos últimos cinco anos de 15 a 20%.


O consumo de grãos especiais, utilizados pelas cafeterias gourmet,
representa 4% do volume consumido no mercado

Dados atuais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que o café é o alimento mais consumido pelos brasileiros, fato esse que tem estimulado muitos empresários a investir no setor. O hábito de tomar café no balcão e de pé tem diminuído. O consumo de grãos especiais, utilizados pelas cafeterias gourmet (cafeterias que utilizam grãos de café com qualidade superior – especial), representa 4% do volume consumido no mercado, mas gera uma receita de 6 a 7% do total. Consumo que deve aumentar, pois segundo pesquisa da Abic de 2010, 45% dos consumidores de café estão dispostos a pagar mais por grãos selecionados.
Plantado há mais de dois séculos no Brasil, o café é hoje fonte de renda de milhares de famílias no país. Além do setor agrícola, o grão tem estimulado outro ramo que não estava em evidência nos últimos anos: as cafeterias. O plano de abrir um café tem ganhado estímulo das estatísticas. Atualmente, o Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo responsável por 30% do mercado internacional, volume equivalente à soma da produção dos outros seis maiores países produtores. É também o segundo mercado consumidor, perdendo somente para os Estados Unidos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic).

Uma pausa no dia

Para a empresária Rita Oliveira, dona da franquia Fran’s Café, ao adotar o hábito de tomar café todos os dias, as pessoas procuram às vezes um momento para descansar a cabeça e até mesmo relaxar. “Podemos e devemos associar o café a um momento de prazer, um momento do dia que tiramos para saborear o que a vida tem de gostoso. Olhando a partir desse contexto e aproveitando a oportunidade de mercado torna-se interessante investir neste ramo”, explica.
De olho na fidelização e no alcance maior de clientes, o negócio é caracterizado pela diversificação do cardápio. “Para se manter em um mercado promissor como este é preciso começar bem. Por isso, temos como diferencial no Fran’s Café o atendimento ao cliente: na unidade, o cliente pode acessar livremente internet e tem espaço para realizar reuniões empresariais e até mesmo confraternização com amigos e parentes. Além disso, somos uma
cafeteria que não oferece somente café, mas sim um cardápio com diversas opções, seja para um cafezinho durante o dia, um almoço, uma happy hour com amigos e até mesmo um jantar no final do dia”, afirma.
A diversidade tem sido uma das principais características das atuais cafeterias. Além do café, oferecem chás gelados, iorgutes naturais, chocolates gelados, refrigerantes, sucos, açaí e salada de fruta. “Tomar café com gelo, sorvete e vários outros ingredientes para incrementar a bebida era considerado esquisito e rejeitado por muitos. Mas o tradicional cafezinho preto está compartilhando espaço com bebidas geladas à base de café, muito consumidas em países como Japão e Estados Unidos e que estão entrando no gosto do brasileiro”, conta Rita.
Hoje, quem quer tomar café diferenciado encontra mil e um ingredientes complementares, incrementados com ingredientes que variam, como: cookies, doce de leite, macadâmia, chocolate, toffee, chantilly, tudo ao gosto do cliente e dependendo da criatividade dos baristas (profissionais treinados que criam e preparam a bebida). No Fran’s Café do Village Altamira, o carro chefe da casa é o Franccino. Uma bebida gelada feita à base de café, leite e chantilly, variando os ingredientes dependendo dos sabores escolhidos (coffee, doce de leite, macadâmia, mocha, toffee e cookie). “O Franccino é preparado ao gosto do cliente, e com uma base em pó que é o nosso segredinho, fazendo desta bebida uma das mais gostosas e refrescantes do Fran’s Café”, afirma Rita Oliveira, proprietária da franquia na cidade.

A franqueada Fran’s Café em Uberlândia, Rita Oliveira, diz que
para se manter em um mercado promissor como o de cafeterias
é preciso planejar e começar bem.

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Por Aline Morais (Serifa)
Disponível em: http://www.revistamercado.com.br